Pular para o conteúdo principal

Na abertura dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), governadora Raquel Lyra destaca o papel do esporte como ferramenta de formação cidadã

 


Os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) desembarcaram em Pernambuco pela primeira vez e a abertura do evento, neste sábado (21), na Arena de Pernambuco, contou com a participação da governadora Raquel Lyra. A maior competição esportiva educacional do país acontece em vários locais do Recife, além do estádio em São Lourenço da Mata, de 20 de setembro a 3 de outubro. Ao abrir o evento, a governadora ressaltou a importância do esporte como ferramenta para formação dos cidadãos.

“Nós, como a capital do esporte educacional brasileiro durante esses dias, estamos de braços abertos para os jovens atletas do país. Temos plena convicção de que com os nossos estudantes participando de jogos como esses, junto com a educação, estamos formando cidadãos melhores. Temos em Pernambuco um dos maiores programas de incentivo ao esporte do Brasil, com ações como o Time Pernambuco, o Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico, que fomentam o esporte de alto rendimento. Ao mesmo tempo, nas nossas escolas, temos incrementado os recursos destinados à prática esportiva”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Os JEBs reúnem milhares de alunos/atletas com idades entre 12 e 14 anos, de todos os estados brasileiros. A delegação de Pernambuco é composta por 357 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, a maior do país na competição.

A estudante Júlia Furtado, de 14 anos, é do município de Petrolina, Sertão de Pernambuco, e está competindo no vôlei. “Esta é a primeira vez que estou participando dos jogos. Conseguimos chegar até aqui, acho que foi uma conquista muito grande pra gente, que veio de um colégio de Petrolina”, contou a atleta.

“Quero agradecer ao público e à governadora Raquel Lyra, que há mais de um ano demonstrou interesse em Pernambuco sediar este evento. É de uma satisfação imensa ter os JEBs com mais de oito mil participantes de forma direta, sendo quase seis mil atletas. Pernambuco hoje é o centro do mundo do esporte escolar”, destacou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), Antônio Hora Filho.

Ao todo, serão 17 sedes que receberão modalidades dos JEBs, como o Parque e Centro Esportivo Santos Dumont e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), por exemplo. Os jogos são voltados para as categorias masculino e feminino, com idades de 12 a 14 anos, nas modalidades olímpicas, não olímpicas e paralímpicas. São 18 modalidades disputadas: atletismo, atletismo adaptado, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia, wrestling e xadrez.

O secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Pedro Henrique Cordeiro, representou o Ministério do Esporte. “Os jogos escolares são a porta de entrada para o esporte de alto rendimento no Brasil e em qualquer parte do mundo. Pernambuco está comprovando o sucesso da escolha da realização dos JEBs aqui”, afirmou. O secretário-executivo de Esportes do Estado, Luciano Leonidio, ressaltou que “o Estado de Pernambuco entende que o esporte é um importante veículo de educação”.

Os JEBs são uma grande competição esportiva nacional organizada anualmente pela CBDE, com apoio do Ministério do Esporte, além da parceria do Governo de Pernambuco nesta edição. O certame tem como objetivo principal promover a prática esportiva entre estudantes de todo o Brasil, incentivando a competição saudável, valorizando a educação e a integração social entre os participantes. A competição ainda é uma seletiva para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados na cidade de Bucaramanga, na Colômbia.

Acompanharam o evento os secretários estaduais de Educação e Esportes, Alexandre Schneider, e da Casa Militar, coronel Hercílio Mamede. O deputado federal Ossesio Silva, o deputado estadual Renato Antunes e o presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), André Teixeira Filho, também estiveram na solenidade de abertura.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.