Pular para o conteúdo principal

Radialista de Afrânio elogia as grandezas do Brasil, mas critica a sua sentimentalizada forma de pensar as vezes


Estudando sobre as populações brasileiras, bastante plural como a expressão acima, me perguntei.

Porque tu Brasil, não é um só país para todos?

Não são todos juntos que te faz ser tão imenso assim como tu és?

O Brasil minha gente é formado por 92.083.286 pessoas pardas, 88.252.121 brancas, 20.656.458 pretas, 1.694.836 indígenas e 850.130 amarelas, segundo dados do Censo Demográfico 2022 , divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Talvez por isso mesmo foi que Zezé cantou tipo: "tá faltando consciência, tá sobrando paciência tá faltando alguém gritar. 

Pois bem, se de fato somos tão gigantes assim, porque então tanta pequenez de entendimento as vezes? 

Somos uma negritude maravalhosa;

Somos uma branquitude maravilhosa;

Somos pardos maravilhosos.

Somos cores, sotaques, manias, costumes, ritos, religiosidade, cultura das misturas e culturas que se misturam, sem perder a classe e sem ferir os principios da ordem e da civilização. 

Somos gigantes em muitas coisas, mas assumamos, somos de fato isso, apenas muitos, inumerosos em quantidade populacional. Já os críticos o que não pode faltar numa sociedade evolutiva é uma minoria exatamente devido o baixíssimo  percentual do que nos oferece como educação.

Tanto é que tal sistema não permite que o senso crítico social se desenvolva, perceba, ouça, veja e reaja, cobrando mudança na aplicação do dinheiro público e talvez por medo de reação  essa ou aquela, estaguinamos no tempo nos contentando apenas com as migalhas que caem das mesas dos senhores do poder terrestre. 

Precisamos mesmo ser para sempre pensadores pequenos assim? 

Vamos deixar o poder concentrado só nas mãos de alguns, com tantos esperando respostas necessárias para as demandas que os afligem há tempo?

É simples, só não queremos mais favores, bem como por favor, não nos peça mais um voto como obrigação, fruto de um favor público o que chega ser rídiculo até no pensar. 

Somos grandes na forma de pensar,  pense assim você também, você é livre, você pode, vai, você consegue!!!

E grite com o coletivo, grite com liberdade, sem medo de espantar os gritos assombrosos e sombrios do egocentrismo individual que é o patrocinador oficial da desigualdade social. 

Cuida, espante as panelinhas e seus privilégios e amplie os espaços públicos para todos, o povo tem que caber dentro do orçamento público, literalmente.

Precisamos, quem sabe um dia aí na frente, bradar com ar de liberdade plena exigindo que:  "não nos engane mais, a nossa cidade, estado e país podem muito mais"! 

Eu e vocè, todos nós somos donos do todo, fruto da contribuição de nós todos com a força do trabalho de todos nós. E mesmo assim as vezes aceitamos ser infimamente pequenos só por medo de tomar grandes e inovadores decisões.

Então, com toda essa grandeza que tem o nosso Brasil, expliquem-me o porquê de  tanta desigualdade?

Alô Zezé como é que é?

Tá faltando consciência, tá sobrando paciênciatá faltando alguém gritar.

Acorda irmão, abra os olhos contra o ilusionismo que facilmente fanatiza grupos interessados em detrimento das muitas e obrigatórias oportunidades para todos.

Dessentimaliza a ideia  sentimentalizada do ídolo, herói ou do mala especial, o real sentimento tem que ser de coletividade para a democracia não se sentir atacada pela ambição de uma pequena e privilegiada minoria. 

Portanto, vamos trabalhar juntos para quebrarmos as subdivisões da raça., tirando as ideias de minoria e de maioria das administrações públicas e trazendo de vez para o centro desses governos um pacote de ações de igualdade, valorização e de reais melhorias. Na hora de votar é assim que devemos pensar, na coletividade, no bem comum, no amanhã. 

As eleições estão vindo aí, vote por sua família, mas vote também como um verdadeiro cristão visando o bem comum. 

Deus e os verdadeiros cidadãos de bem, comungam com essa ideia.


Geraldo Silva

Radialista


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...