Alguns membros da oposição no Congresso Nacional criaram dois sites para mostrar o posicionamento de senadores e deputados em relação ao pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. A informação é da Veja.
De acordo com a publicação, as páginas são intituladas “Votos Senadores” e “Votos Deputados” e mostram os posicionamentos sobre um eventual impeachment de Moraes, relator de inquéritos que miram bolsonaristas.
Segundo as páginas, 36 senadores são favoráveis ao afastamento do ministro, além de 29 indecisos e 16 contra. Na Câmara, 157 apoiam o afastamento, 229 estão indecisos e 128 são contra. Os sites mostram a foto de cada senador e deputado, os dados, as redes sociais e contatos com o objetivo de fazer com que a população pressione os indecisos.
O pedido de impeachment contra Moraes cresceu com a decisão do ministro do STF de suspender o X (antigo Twitter) no Brasil, que ocorreu por conta de descumprimento de uma determinação judicial.
No último dia 9, apresentou um “mega pedido” de impeachment, assinado por 152 deputados e adesão de 36 senadores. No entanto, para que Moraes seja afastado é preciso que 2/3 dos 81 senadores aprovem o pedido de afastamento, ou seja, 54 votos. Além disso, o presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, precisa aceitar o pedido de abertura do processo, algo que o parlamentar não vem dando indícios de que isso ocorra.
Comentários
Postar um comentário