Pular para o conteúdo principal

Defendemos os Direitos Humanos e a construção de sociedades justas, inclusivas e equitativas

 

História

A Gestos é uma organização não governamental fundada em 1993 pelo sociólogo Acioli Neto, a jornalista Alessandra Nilo, a socióloga Márcia Andrade e a assistente social Silvia Dantas.

O primeiro projeto desenvolvido foi apoiado pela MISEREOR e tinha como foco o atendimento psicológico das pessoas vivendo com HIV/AIDS, além da formação de agentes multiplicadores de informação nas comunidades da Região Metropolitana do Recife.

Desde então, contribuímos de forma eficaz para a garantia dos Direitos Humanos das pessoas que vivem com HIV e a AIDS. Cerca de 70% das pessoas que demandaram apoio jurídico da instituição tiveram seus direitos reparados, através de liminares e de sentenças, que hoje, inclusive, fazem parte do rol de jurisprudências referente à temática Direito e AIDS.

Ao longo de sua história, a instituição tem considerado a comunicação como fundamental para o enfrentamento da AIDS e tem lutado para ampliar essa compreensão em Pernambuco, no Brasil e na América Latina. Esta visão consolidou a Gestos como a grande referência em Comunicação e AIDS no país, com especial destaque junto às discussões sobre Políticas Públicas de Comunicação em Saúde.

Também ajudamos na formação de novas organizações da sociedade civil, como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNPVHA – 1995), o Grupo de Trabalho Positivo – GTP+ (2000), o Grupo de Ações Positivas (2003), o Grupo de Apoio a Pessoas Soropositivas (GASP) 2003, Atos de Cidadania (2006).

De 2007 a 2011 a Gestos criou e coordenou nacional e internacionalmente o Fórum UNGASS-AIDS em Saúde Sexual e Reprodutiva, em que monitorou a implementação de acordos firmados na ONU em dezesseis países em desenvolvimento. O Fórum UNGASS-AIDS se consolidou como um espaço de discussão política das questões relacionadas ao HIV e AIDS e saúde e direitos sexuais e reprodutivos.

Os esforços de incidência da Gestos chegam efetivamente aos órgãos multilaterais dedicados ao monitoramento de HIV, gênero, direitos sexuais e políticas públicas de desenvolvimento e, desde 2001, a organização acompanha as resoluções das Nações Unidas sobre estas agendas.

A partir de 2012, a ONG participou das negociações da Agenda pós-2015, que resultou nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, no que diz respeito à Aids, orientou o Brasil a pedir a inclusão da menção às pessoas vivendo com HIV na Resolução 70/1/2015 da ONU. A instituição possui status ONU ECOSOC e atua em redes locais, regionais e internacionais, representando ainda a sociedade civil local em cinco Conselhos de direitos no Estado Pernambuco, incluindo os de saúde Estadual e Municipal do Recife.

Sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, a Gestos atua como membro e co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 desde 2014, organizando o Relatório Luz da Sociedade Civil, o único documento que monitora o cumprimento do desenvolvimento sustentável com dados oficiais. Desde então, tem se dedicado à difusão, promoção e monitoramento da agenda, buscando inter-relacionar as pautas de população e desenvolvimento a fim de influenciar politicamente o governo brasileiro e o sistema das Nações Unidas para sua implementação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário de uma espresa de internet em Afrânio cai de uma determinada altura após sofrer uma descarga elétrica

Um funcionário da interage provedor de internet passou por um susto grande nesta segunda feira 28 de outubro no bairro Zé Ramos em Afrânio PE. Rodrigo estava iniciando o procedimento de instalação de internet em uma residência no bairro José Ramos na cidade de Afrânio, como costumeiramente sempre fez, no entanto o que ele não esperava era sofrer uma descarga elétrica enquanto ainda subia sem colocar o cinto por uma escada para iniciar o procedimento padrão.  Segundo informações de populares o funcionário da Interage quando recebeu o choque ficou um pouco preso a corrente elétrica e em seguida ao ser arremessado caiu de pé na calçada de uma residência tomando um baita de um susto. Em seguida Rodrigo foi conduzido para o hospital da cidade em uma ambulância do município para ser submetido a análise médica com o objetivo de identificar possíveis danos causados tanto pela descarga elétrica quanto pela queda, já que por ter caìdo em pé de uma determinada altura poderia ter fraturado um dos

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.