Pular para o conteúdo principal

Defendemos os Direitos Humanos e a construção de sociedades justas, inclusivas e equitativas

 

História

A Gestos é uma organização não governamental fundada em 1993 pelo sociólogo Acioli Neto, a jornalista Alessandra Nilo, a socióloga Márcia Andrade e a assistente social Silvia Dantas.

O primeiro projeto desenvolvido foi apoiado pela MISEREOR e tinha como foco o atendimento psicológico das pessoas vivendo com HIV/AIDS, além da formação de agentes multiplicadores de informação nas comunidades da Região Metropolitana do Recife.

Desde então, contribuímos de forma eficaz para a garantia dos Direitos Humanos das pessoas que vivem com HIV e a AIDS. Cerca de 70% das pessoas que demandaram apoio jurídico da instituição tiveram seus direitos reparados, através de liminares e de sentenças, que hoje, inclusive, fazem parte do rol de jurisprudências referente à temática Direito e AIDS.

Ao longo de sua história, a instituição tem considerado a comunicação como fundamental para o enfrentamento da AIDS e tem lutado para ampliar essa compreensão em Pernambuco, no Brasil e na América Latina. Esta visão consolidou a Gestos como a grande referência em Comunicação e AIDS no país, com especial destaque junto às discussões sobre Políticas Públicas de Comunicação em Saúde.

Também ajudamos na formação de novas organizações da sociedade civil, como a Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS (RNPVHA – 1995), o Grupo de Trabalho Positivo – GTP+ (2000), o Grupo de Ações Positivas (2003), o Grupo de Apoio a Pessoas Soropositivas (GASP) 2003, Atos de Cidadania (2006).

De 2007 a 2011 a Gestos criou e coordenou nacional e internacionalmente o Fórum UNGASS-AIDS em Saúde Sexual e Reprodutiva, em que monitorou a implementação de acordos firmados na ONU em dezesseis países em desenvolvimento. O Fórum UNGASS-AIDS se consolidou como um espaço de discussão política das questões relacionadas ao HIV e AIDS e saúde e direitos sexuais e reprodutivos.

Os esforços de incidência da Gestos chegam efetivamente aos órgãos multilaterais dedicados ao monitoramento de HIV, gênero, direitos sexuais e políticas públicas de desenvolvimento e, desde 2001, a organização acompanha as resoluções das Nações Unidas sobre estas agendas.

A partir de 2012, a ONG participou das negociações da Agenda pós-2015, que resultou nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e, no que diz respeito à Aids, orientou o Brasil a pedir a inclusão da menção às pessoas vivendo com HIV na Resolução 70/1/2015 da ONU. A instituição possui status ONU ECOSOC e atua em redes locais, regionais e internacionais, representando ainda a sociedade civil local em cinco Conselhos de direitos no Estado Pernambuco, incluindo os de saúde Estadual e Municipal do Recife.

Sob a perspectiva do desenvolvimento sustentável, a Gestos atua como membro e co-facilitadora do Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 desde 2014, organizando o Relatório Luz da Sociedade Civil, o único documento que monitora o cumprimento do desenvolvimento sustentável com dados oficiais. Desde então, tem se dedicado à difusão, promoção e monitoramento da agenda, buscando inter-relacionar as pautas de população e desenvolvimento a fim de influenciar politicamente o governo brasileiro e o sistema das Nações Unidas para sua implementação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.