Pular para o conteúdo principal

Radialista comenta sobre a politização da religião e a influência da religião na política


Quem considera que a teologia nasceu no deserto usando como  referência a jornada de libertação narrada no Êxodo, também defende que a religiosidade vem de uma experiência concreta de opressão e sofrimento.

Talvez para tentar entender melhor a extemporaneidade religiosa de todos os povos e seus respectivos desdobramentos ao longo dos anos, a teologia não deveria continuar a ser vista como uma área de estudo puramente especulativa, sem contato com a realidade social, que é inclusive o que defende alguns estudiosos da mesma.

Daí o porque de alguns estudiosos pesquisadores e teólogos acreditarem que há riscos no nacionalismo cristão, por ser um movimento de extrema direita que, em sua avaliação, usa uma gramática religiosa para subjugar a sociedade a um cristianismo conservador que aborda as perspectivas de organização política nesse contexto, reduzindo uma ampla história de acontecimentos sociais e espirituais não fáceis de ser entendidos a uma visão micro, onde a maioria dos que se propõem a ensinar os mais novos, mal conhecem o básico da geografia e da história, tanto quanto das leis e das setenças em vigor nas diferentes épocas da história, resumindo todo esse vasto campo de conhecimento a uma religiosidade passada de pai para filho, ou seja, copiada e não de fato estudada e tampouco examinaďa conforme ordena as próprias escrituras.

Enfim, quem pesquisa pouco ou quase nada e quer falar muito ou quase tudo geralmente radicaliza o suposto saber fundamentado apenas no achismo do próprio ego.

Nacionalismo e religião é a relação do nacionalismo com uma crença religiosa particular, dogma ou afiliação. Essa relação pode ser dividida em dois aspectos: a politização da religião e a influência da religião na política.

A politização da religião leva as pessoas fracas de conhecimento a uma espécie de tortura psicológica, do tipo que pode pensar assim: 'se eu não seguir o candidato da minha denominação religiosa serei considerado rebelde ou dirão que estou em pecado. 

Defendemos a ideia do conhecimento que amplia o entedimento versus a limitação fruto de um fanatismo ritualístico, ignorante e interesseiro. 

Já a influência da religião na política desperta inúmeros interesses que desfocam os fieis da principal pregação de Cristo que sempre foi: AMOR, PERDÃO E COMPAIXÃO sem acepção de pessoas.

Religiosos que entram para a política geralmente adotam como base um discurso moralista –não apenas contra os maus políticos, mas sim contra os candidatos não acolhidos pela igreja. 

Razão pela qual se apresentam como restauradores da ordem, contrários à corrupção e aos pecadilhos humanos. E, a partir do próprio exemplo, querem impor seus dogmas em todos os campos, como os intocáveis salvadores diante de um apocalipse moral prestes a exterminar toda carne.

Por fim, como defendo em relação a harmonia e a independência dos três poderes, defendo que a religião e a política convivam também  em harmonia, entretanto, com ideais e objetivos diferentes.


Geraldo Silva

Radialista/GSilva 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...