Pular para o conteúdo principal

Radialista comenta sobre a politização da religião e a influência da religião na política


Quem considera que a teologia nasceu no deserto usando como  referência a jornada de libertação narrada no Êxodo, também defende que a religiosidade vem de uma experiência concreta de opressão e sofrimento.

Talvez para tentar entender melhor a extemporaneidade religiosa de todos os povos e seus respectivos desdobramentos ao longo dos anos, a teologia não deveria continuar a ser vista como uma área de estudo puramente especulativa, sem contato com a realidade social, que é inclusive o que defende alguns estudiosos da mesma.

Daí o porque de alguns estudiosos pesquisadores e teólogos acreditarem que há riscos no nacionalismo cristão, por ser um movimento de extrema direita que, em sua avaliação, usa uma gramática religiosa para subjugar a sociedade a um cristianismo conservador que aborda as perspectivas de organização política nesse contexto, reduzindo uma ampla história de acontecimentos sociais e espirituais não fáceis de ser entendidos a uma visão micro, onde a maioria dos que se propõem a ensinar os mais novos, mal conhecem o básico da geografia e da história, tanto quanto das leis e das setenças em vigor nas diferentes épocas da história, resumindo todo esse vasto campo de conhecimento a uma religiosidade passada de pai para filho, ou seja, copiada e não de fato estudada e tampouco examinaďa conforme ordena as próprias escrituras.

Enfim, quem pesquisa pouco ou quase nada e quer falar muito ou quase tudo geralmente radicaliza o suposto saber fundamentado apenas no achismo do próprio ego.

Nacionalismo e religião é a relação do nacionalismo com uma crença religiosa particular, dogma ou afiliação. Essa relação pode ser dividida em dois aspectos: a politização da religião e a influência da religião na política.

A politização da religião leva as pessoas fracas de conhecimento a uma espécie de tortura psicológica, do tipo que pode pensar assim: 'se eu não seguir o candidato da minha denominação religiosa serei considerado rebelde ou dirão que estou em pecado. 

Defendemos a ideia do conhecimento que amplia o entedimento versus a limitação fruto de um fanatismo ritualístico, ignorante e interesseiro. 

Já a influência da religião na política desperta inúmeros interesses que desfocam os fieis da principal pregação de Cristo que sempre foi: AMOR, PERDÃO E COMPAIXÃO sem acepção de pessoas.

Religiosos que entram para a política geralmente adotam como base um discurso moralista –não apenas contra os maus políticos, mas sim contra os candidatos não acolhidos pela igreja. 

Razão pela qual se apresentam como restauradores da ordem, contrários à corrupção e aos pecadilhos humanos. E, a partir do próprio exemplo, querem impor seus dogmas em todos os campos, como os intocáveis salvadores diante de um apocalipse moral prestes a exterminar toda carne.

Por fim, como defendo em relação a harmonia e a independência dos três poderes, defendo que a religião e a política convivam também  em harmonia, entretanto, com ideais e objetivos diferentes.


Geraldo Silva

Radialista/GSilva 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Com postura firme e demonstração de responsabilidade e experiência Raimundinho ex-prefeito de Afrânio diz que ama seu filho e que tem orgulho do médico que ele é, no entanto reafirma que Ramon não se preparou como deveria para as eleições de 06 de outubro vindouro

  O ex-prefeito de Afrânio (PE), no Sertão do São Francisco, Raimundinho Cavalcanti pai do Dr.Ramon Cavalcanti, foi enfático em dizer que o grupo escolheu Lélio Ramos e não o seu filho para disputar a prefeitura nas  eleições deste ano porque seu filho não estava ainda preparado para o processo majoritário, já que devido sua profissão de médico comprometido com seus pacientes, seu tempo estava sendo consumido com atendimentos de segunda a sexta e as vezes até no sábado, não sobrando espaço para visitar o povo como deve ser a postura correta de qualquer um que pretende concorrer o cargo eletivo majoritário em um município de quase 18 mil eleitores. Na entrevista Raimundinho demonstrou firmeza e segurança em sua fala, bem como mostrou responsabilidade com a coisa pública, ratificando que não existe briga nenhuma entre ele e o filho, que ama seu filho, que ele é um bom médico e que portanto se orgulha do mesmo, entretanto, não poderia mentir como não mentiu para o próprio quando o mandou

Pague: quantia paga por ex-prefeita de Afrânio a seus ex-funcionários pertence por direito aos trabalhadores confirma justiça

  "Trânsito em julgado" é um termo jurídico que significa que uma decisão judicial, como uma sentença ou um acórdão, tornou-se definitiva e não pode mais ser contestada ou modificada por meio de recursos judiciais. Vamos aos fatos Segundo o advogado Dr. Marcos, de um de total de 30 clientes seus que entraram com ações contra o município de Afrânio, 20 já ganharam suas causas após trânsito em julgado dos mesmos.  Os processos ganhos pelos trabalhadores, ex-funcionários da então gestão da prefeita Lúcia Mariano já estão em fase de pagamento, dependendo enfim, simplesmente da vontade do prefeito atual que até agora não efetuou os pagamentos aos pais de famílias afranienses que mesmo após  decisão judicial favorável aos mesmos t em resistido fazer os pagamentos, só restando agora pedir  n a justiça o  bloqueio dos valores para garantia do fiel cumprimento do dever do município em detrimento dos direitos dos cidadãos após decisão judicial favorável. Confiram abaixo a veracidade da

Futuros funcionários? _ Nota de repúdio as mentiras desesperadas, entretando uma curiosidade inteligentemente observada

O radialista que é também um dos mais antigos blogueiros de Afrânio e região, comprovadamente líder de audiência pelo trabalho sério desenvolvido a mais de 25 anos na comunicação social do Sertão do São Francisco pernambucano, devidamente registrado e eticamente pautado para não misturar vida pessoal e profissional, bem como com o seu legítimo diteito de escolha,  GSilva ,   vem a público repudiar literalmente a brincadeira de mau gosto do ou dos certamente desocupados que fizeram uma suposta lista de futuros funcionários do município de Afrânio, envolvendo entre outros nomes de pessoas de família, o seu e de sua filha Débora Rayssa, na referida fake news colocada como Débora Silva , que por sinal é uma jovem evangélica e de conduta honrada, ilibada e educada notorianente reconhecida por todos de sua convivência. FAKE NEWS No entanto, o que causa estranheza na referida fake news em questão é o desespero adiconado a ausência de inteligência de quem a fez, de tal maneira, a ponto de colo