Pular para o conteúdo principal

Radialista comenta sobre a politização da religião e a influência da religião na política


Quem considera que a teologia nasceu no deserto usando como  referência a jornada de libertação narrada no Êxodo, também defende que a religiosidade vem de uma experiência concreta de opressão e sofrimento.

Talvez para tentar entender melhor a extemporaneidade religiosa de todos os povos e seus respectivos desdobramentos ao longo dos anos, a teologia não deveria continuar a ser vista como uma área de estudo puramente especulativa, sem contato com a realidade social, que é inclusive o que defende alguns estudiosos da mesma.

Daí o porque de alguns estudiosos pesquisadores e teólogos acreditarem que há riscos no nacionalismo cristão, por ser um movimento de extrema direita que, em sua avaliação, usa uma gramática religiosa para subjugar a sociedade a um cristianismo conservador que aborda as perspectivas de organização política nesse contexto, reduzindo uma ampla história de acontecimentos sociais e espirituais não fáceis de ser entendidos a uma visão micro, onde a maioria dos que se propõem a ensinar os mais novos, mal conhecem o básico da geografia e da história, tanto quanto das leis e das setenças em vigor nas diferentes épocas da história, resumindo todo esse vasto campo de conhecimento a uma religiosidade passada de pai para filho, ou seja, copiada e não de fato estudada e tampouco examinaďa conforme ordena as próprias escrituras.

Enfim, quem pesquisa pouco ou quase nada e quer falar muito ou quase tudo geralmente radicaliza o suposto saber fundamentado apenas no achismo do próprio ego.

Nacionalismo e religião é a relação do nacionalismo com uma crença religiosa particular, dogma ou afiliação. Essa relação pode ser dividida em dois aspectos: a politização da religião e a influência da religião na política.

A politização da religião leva as pessoas fracas de conhecimento a uma espécie de tortura psicológica, do tipo que pode pensar assim: 'se eu não seguir o candidato da minha denominação religiosa serei considerado rebelde ou dirão que estou em pecado. 

Defendemos a ideia do conhecimento que amplia o entedimento versus a limitação fruto de um fanatismo ritualístico, ignorante e interesseiro. 

Já a influência da religião na política desperta inúmeros interesses que desfocam os fieis da principal pregação de Cristo que sempre foi: AMOR, PERDÃO E COMPAIXÃO sem acepção de pessoas.

Religiosos que entram para a política geralmente adotam como base um discurso moralista –não apenas contra os maus políticos, mas sim contra os candidatos não acolhidos pela igreja. 

Razão pela qual se apresentam como restauradores da ordem, contrários à corrupção e aos pecadilhos humanos. E, a partir do próprio exemplo, querem impor seus dogmas em todos os campos, como os intocáveis salvadores diante de um apocalipse moral prestes a exterminar toda carne.

Por fim, como defendo em relação a harmonia e a independência dos três poderes, defendo que a religião e a política convivam também  em harmonia, entretanto, com ideais e objetivos diferentes.


Geraldo Silva

Radialista/GSilva 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.