Pular para o conteúdo principal

Radialista comenta sobre a politização da religião e a influência da religião na política


Quem considera que a teologia nasceu no deserto usando como  referência a jornada de libertação narrada no Êxodo, também defende que a religiosidade vem de uma experiência concreta de opressão e sofrimento.

Talvez para tentar entender melhor a extemporaneidade religiosa de todos os povos e seus respectivos desdobramentos ao longo dos anos, a teologia não deveria continuar a ser vista como uma área de estudo puramente especulativa, sem contato com a realidade social, que é inclusive o que defende alguns estudiosos da mesma.

Daí o porque de alguns estudiosos pesquisadores e teólogos acreditarem que há riscos no nacionalismo cristão, por ser um movimento de extrema direita que, em sua avaliação, usa uma gramática religiosa para subjugar a sociedade a um cristianismo conservador que aborda as perspectivas de organização política nesse contexto, reduzindo uma ampla história de acontecimentos sociais e espirituais não fáceis de ser entendidos a uma visão micro, onde a maioria dos que se propõem a ensinar os mais novos, mal conhecem o básico da geografia e da história, tanto quanto das leis e das setenças em vigor nas diferentes épocas da história, resumindo todo esse vasto campo de conhecimento a uma religiosidade passada de pai para filho, ou seja, copiada e não de fato estudada e tampouco examinaďa conforme ordena as próprias escrituras.

Enfim, quem pesquisa pouco ou quase nada e quer falar muito ou quase tudo geralmente radicaliza o suposto saber fundamentado apenas no achismo do próprio ego.

Nacionalismo e religião é a relação do nacionalismo com uma crença religiosa particular, dogma ou afiliação. Essa relação pode ser dividida em dois aspectos: a politização da religião e a influência da religião na política.

A politização da religião leva as pessoas fracas de conhecimento a uma espécie de tortura psicológica, do tipo que pode pensar assim: 'se eu não seguir o candidato da minha denominação religiosa serei considerado rebelde ou dirão que estou em pecado. 

Defendemos a ideia do conhecimento que amplia o entedimento versus a limitação fruto de um fanatismo ritualístico, ignorante e interesseiro. 

Já a influência da religião na política desperta inúmeros interesses que desfocam os fieis da principal pregação de Cristo que sempre foi: AMOR, PERDÃO E COMPAIXÃO sem acepção de pessoas.

Religiosos que entram para a política geralmente adotam como base um discurso moralista –não apenas contra os maus políticos, mas sim contra os candidatos não acolhidos pela igreja. 

Razão pela qual se apresentam como restauradores da ordem, contrários à corrupção e aos pecadilhos humanos. E, a partir do próprio exemplo, querem impor seus dogmas em todos os campos, como os intocáveis salvadores diante de um apocalipse moral prestes a exterminar toda carne.

Por fim, como defendo em relação a harmonia e a independência dos três poderes, defendo que a religião e a política convivam também  em harmonia, entretanto, com ideais e objetivos diferentes.


Geraldo Silva

Radialista/GSilva 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário de uma espresa de internet em Afrânio cai de uma determinada altura após sofrer uma descarga elétrica

Um funcionário da interage provedor de internet passou por um susto grande nesta segunda feira 28 de outubro no bairro Zé Ramos em Afrânio PE. Rodrigo estava iniciando o procedimento de instalação de internet em uma residência no bairro José Ramos na cidade de Afrânio, como costumeiramente sempre fez, no entanto o que ele não esperava era sofrer uma descarga elétrica enquanto ainda subia sem colocar o cinto por uma escada para iniciar o procedimento padrão.  Segundo informações de populares o funcionário da Interage quando recebeu o choque ficou um pouco preso a corrente elétrica e em seguida ao ser arremessado caiu de pé na calçada de uma residência tomando um baita de um susto. Em seguida Rodrigo foi conduzido para o hospital da cidade em uma ambulância do município para ser submetido a análise médica com o objetivo de identificar possíveis danos causados tanto pela descarga elétrica quanto pela queda, já que por ter caìdo em pé de uma determinada altura poderia ter fraturado um dos

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.