O teto de uma grande igreja no bairro Morro da Conceição, em Recife, desabou na tarde desta sexta-feira (30). Havia fiéis dentro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no momento do acidente.
O desabamento caiu no momento em que havia distribuição de cestas básicas, de acordo com o G1. Duas mortes foram confirmadas, de acordo com o portal.
O Corpo de Bombeiros utiliza cães da corporação para buscar possíveis vítimas da queda do teto do Santuário. Em entrevista à imprensa, o comandante dos bombeiros afirmou que a corporação acredita que não há nenhuma outra vítima no local. Trinta e dois bombeiros e 15 policiais militares atuam na operação.
A corporação também realizará abertura das vias localizadas entre os bancos do santuário para ver se não tem nenhuma outra vítima. "A estrutura metálica por si só já é uma dificuldade em razão da estrutura colapsar e a parte metálica ter toda a obstrução de metais retorcidos e toda a dificuldade de corte [do] metal. É uma operação um pouco difícil por ter que abrir essa estrutura", disse o comandante.
A vice-governadora, Priscila Krause, diz que santuário é símbolo para o Recife. Krause ressaltou que na noite de quinta-feira (29) ocorreu uma missa e a igreja estava lotada. "Graças a Deus isso não aconteceu ontem. Mas claro que a gente não queria que ocorresse em hora nenhuma evidentemente. Assim que os bombeiros e Defesa Civil liberarem, engenheiros da secretaria de desenvolvimento urbano começam a fazer o levantamento para que a gente possa fazer a reconstrução do santuário", acrescentou.
O teto de uma grande igreja no bairro Morro da Conceição, em Recife, desabou na tarde desta sexta-feira (30). Havia fiéis dentro do Santuário de Nossa Senhora da Conceição no momento do acidente. pic.twitter.com/CQkwc9r1aq
Como é o Santuário do Morro da Conceição?
A estátua da santa veio da França e chegou no Recife em 1904, no cinquentenário do dogma da Imaculada Conceição. Na época, o bispo D. Luís Raimundo Brito mandou construir no morro uma capela em estilo gótico, inaugurada em 1906. Com a urbanização crescente na capital pernambucana, houve o desmembramento da área do Morro da Conceição para a criação da nova Paróquia de Nossa Senhora da Conceição.
Após reforma, a igreja adotou estilo moderno e paredes de vidro, permitindo aos devotos visualizarem a imagem de dentro e fora do templo.
Em 2015, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido elevou a Paróquia do Morro da Conceição à condição de Santuário, deixando-a sob os cuidados dos Missionários Redentoristas.
"No Recife, a devoção à Imaculada Conceição é muito forte e faz com que romeiros peregrinem até o alto do morro ao longo de todo ano", informa a Arquidiocese de Olinda e Recife, responsável pelo santuário.
(Com Folhapress e Estadão Conteúdo)
Comentários
Postar um comentário