Pular para o conteúdo principal

Como acontecem as eleições em municípios com candidato único? Entenda


Dados da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que o Piauí é o sexto estado do país com maior número de candidaturas únicas a prefeito nas eleições municipais deste ano. O levantamento evidencia que, do total de candidaturas homologadas para disputar o próximo pleito no Piauí, 5% delas são de candidaturas únicas, representando, assim, 11 cidades com apenas uma chapa majoritária.

O que muitos eleitores não sabem é que, nesse municípios, a votação é meramente homologatória, já que um só voto válido seria suficiente para eleger o candidato. É o que explica o advogado eleitoral Raimundo Júnior.

“A quantidade de votos que ele tiver vai configurar 100% dos votos válidos. Eles estão automaticamente eleitos. Vamos supor que um município tem 5 mil eleitores e que o candidato teve 500 votos e o restante é branco e nulo, ele vai ter 100% dos votos válidos e já está eleito. Mesmo que ele tenha somente o voto dele na urna e todos os outros não votem nele, o único voto dele vai configurar 100% dos votos válidos”, explica.

O advogado reitera ainda que a única chance de o candidato não ganhar a eleição seria se nenhum voto válido fosse computado na urna no município em que ele está concorrendo, incluindo o dele próprio.

Ele só não ganha se ninguém votar nele, nem ele mesmo. O voto válido é qualquer voto em candidato, excluindo os brancos, nulos ou aqueles em que a pessoa foi votar e se equivocou e votou o número errado

 Raimundo JúniorAdvogado Eleitoral

Segundo os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todas as cidades com candidaturas majoritárias únicas no Piauí são da base do governador Rafael Fonteles, sendo seis do MDB, quatro nomes do PSD e um nome do PT.

Confira a relação dos nomes (candidato a prefeito e vice, respectivamente)

Antônio Almeida – Marcelo Toledo (MDB) e Epaminondas Ferreira (PT);

Barra D’alcantara – Mardonio Soares (MDB) e Miguel Estevão (PP);

Bela Vista do Piauí – Neto (PT) e Gilvan Tolentino (MDB);

Belém do Piauí – Jônathas Noronha (MDB) e Aluisio Carvalho (PT);

Caridade do Piauí – Clei Carvalho (PSD) e Willamy (PT);

Cocal de Telha – Karyne do Rodrigão (PSD) e Professor Andrade (MDB);

Floresta do Piauí – Claudionor (MDB) e Rufino Torres (MDB);

Jacobina do Piauí – Vanderlei (MDB) e Alex (MDB);

Riacho Frio – Jabes Junior (PSD) e Jeronimo (PT);

Santo Antônio dos Milagres – Paulo Casemiro (PSD) e Marcio Pereira (PSD);

São José do Piauí – Admaelton Bezerra (MDB) e Joseídney Bezerra (PSD).

No âmbito nacional, 214 cidades do Brasil terão candidaturas únicas a prefeito. Desse total, a maioria (61%) é do Rio Grande do Sul (43), seguido por Minas Gerais (41), São Paulo (26) e Goiás (20).

Na série histórica de 2000 a 2024, esse é o maior número de candidaturas únicas na disputa pelas prefeituras. O cenário dobrou na comparação com 2020, quando essa situação ocorreu em 107 municípios. Além disso, nestas eleições há uma queda no total de candidatos às prefeituras: 15.441, enquanto na eleição passada foram 19.379. Uma redução, portanto, de 20,3%.

Fonte: O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!