Pular para o conteúdo principal

Da fonte chamada mentira pode-se esperar água boa que mata sede de verdade?


Alguns mentirosos morrem camuflados, porém outros mais rasgados depois de terem se beneficiado financeiramente da mentira e já se sentindo bem confortáveis materialmente falando, a escancara como se fossem contra ela, quando na verdade chegaram onde chegaram por meio dela.

Já presenciei muitos mentirosos e mentirosas em ação. 

Uns mentem mais do que outros, mas quase todos mentem, e o pior é que todos são ouvidos e mais do que isso, todos são impressionantemente bastante aplaudidos.

Desde Getúlio afirmando que seria necessário um estado de sítio para combater uma eminente insurreição comunista no famoso Plano Cohen até o juizeco do Paraná que prendeu um ex-presidente pela compra de um triplex que nunca foi comprovado que era dele, objetivando simplesmente chegar ao poder, temos inúmeros exemplos históricos de mentiras e sua funcionalidade como combustível para ascensão política.

No entanto, se por um lado, o uso da mentira tem se mostrado uma constante, é também inegável que ela assumiu uma forma particular no momento presente. 

Vivenciamos uma espécie de pandemia de mentiras potencializadas por poderosas plataformas de divulgação e massificação daquilo que eufemisticamente se convencionou chamar de fake news

Certo, quando seus redatores mau caráteres se vendiam, os jornais também mentiam, tanto quanto a televisão ainda mente, assim como o rádio e outros meios, de igual modo, mesmo que em uma proporção bem menor se quiserem podem fazer o mesmo, fato. No entanto os meios digitais parecem ter uma vantagem infinitamente maior sobre todas  as outras mídias na arte de mentir.  É como se um mentiroso contumaz encontrasse seu paraíso peculiar.

Estamos convictos que não é apenas a enorme capacidade potencializada de ramificação e contato direto com ouvidos receptivos que faz com que os atuais meios sejam poderosos veículos de mentiras. O verdadeiro culpado da mentira na política é a maldade do coração ambicioso do homem que apenas encontrou o mecanismo ideal para fazer seus disparos discretos, traiçoeiros e maléficos contra um bando de sentimentalistas radicais e ignorantes do tipo que se apaixona pelo ouvido, se impressiona pelos olhos e morre pela boca.

Não foi atoa que um desses atores da vida real disse: o vivo vive do trouxa".

Outro falou: para crescer na política brasileira tem que aprender mentir.

Agora porque eles pensam assim? _ Respondo: porque inúmeros de nós, melhor dizendo, a grande maioria que só não assume por ser feio assumir, detesta quem fala a verdade, mas facilmente se apaixona por quem sabe mentir.

Daí a inevitável pergunta.

Você ainda acredita em uma solução real para o problema da mentira na política do Brasil? 

Enquanto você tenta encontrar uma resposta, por não encontrar outra saída eu simplesmente vou continuar sendo metade sonhador e metade ceticista. 


Geraldo Silva

Radialista


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...