Pular para o conteúdo principal

Da fonte chamada mentira pode-se esperar água boa que mata sede de verdade?


Alguns mentirosos morrem camuflados, porém outros mais rasgados depois de terem se beneficiado financeiramente da mentira e já se sentindo bem confortáveis materialmente falando, a escancara como se fossem contra ela, quando na verdade chegaram onde chegaram por meio dela.

Já presenciei muitos mentirosos e mentirosas em ação. 

Uns mentem mais do que outros, mas quase todos mentem, e o pior é que todos são ouvidos e mais do que isso, todos são impressionantemente bastante aplaudidos.

Desde Getúlio afirmando que seria necessário um estado de sítio para combater uma eminente insurreição comunista no famoso Plano Cohen até o juizeco do Paraná que prendeu um ex-presidente pela compra de um triplex que nunca foi comprovado que era dele, objetivando simplesmente chegar ao poder, temos inúmeros exemplos históricos de mentiras e sua funcionalidade como combustível para ascensão política.

No entanto, se por um lado, o uso da mentira tem se mostrado uma constante, é também inegável que ela assumiu uma forma particular no momento presente. 

Vivenciamos uma espécie de pandemia de mentiras potencializadas por poderosas plataformas de divulgação e massificação daquilo que eufemisticamente se convencionou chamar de fake news

Certo, quando seus redatores mau caráteres se vendiam, os jornais também mentiam, tanto quanto a televisão ainda mente, assim como o rádio e outros meios, de igual modo, mesmo que em uma proporção bem menor se quiserem podem fazer o mesmo, fato. No entanto os meios digitais parecem ter uma vantagem infinitamente maior sobre todas  as outras mídias na arte de mentir.  É como se um mentiroso contumaz encontrasse seu paraíso peculiar.

Estamos convictos que não é apenas a enorme capacidade potencializada de ramificação e contato direto com ouvidos receptivos que faz com que os atuais meios sejam poderosos veículos de mentiras. O verdadeiro culpado da mentira na política é a maldade do coração ambicioso do homem que apenas encontrou o mecanismo ideal para fazer seus disparos discretos, traiçoeiros e maléficos contra um bando de sentimentalistas radicais e ignorantes do tipo que se apaixona pelo ouvido, se impressiona pelos olhos e morre pela boca.

Não foi atoa que um desses atores da vida real disse: o vivo vive do trouxa".

Outro falou: para crescer na política brasileira tem que aprender mentir.

Agora porque eles pensam assim? _ Respondo: porque inúmeros de nós, melhor dizendo, a grande maioria que só não assume por ser feio assumir, detesta quem fala a verdade, mas facilmente se apaixona por quem sabe mentir.

Daí a inevitável pergunta.

Você ainda acredita em uma solução real para o problema da mentira na política do Brasil? 

Enquanto você tenta encontrar uma resposta, por não encontrar outra saída eu simplesmente vou continuar sendo metade sonhador e metade ceticista. 


Geraldo Silva

Radialista


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.