O Brasil está de luto neste sábado (17). Silvio Santos, nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, foi um dos maiores nomes do entretenimento brasileiro.
Com mais de 93 anos de vida e mais de seis décadas dedicadas à comunicação e aos negócios, ele construiu um império, tornando-se um dos nomes mais influentes e um ícone da televisão brasileira.
Lenda viva
A história de Silvio Santos começou nas ruas do Rio de Janeiro, onde, ainda jovem, trabalhou como camelô. Filho de Alberto e Rebeca Abravanel, casal de judeus imigrantes radicados no Brasil, sendo o pai grego e a mãe turca, Silvio mostrou desde cedo talento para a comunicação. Sua habilidade para conquistar clientes com uma voz potente e carisma natural o levou ao rádio, onde começou como locutor e rapidamente ganhou popularidade.
Nos anos 1950, Silvio decidiu se mudar para São Paulo, onde viu na televisão uma oportunidade de ouro. Sua estreia na TV aconteceu no programa "Vamos Brincar de Forca", na TV Paulista, que anos mais tarde se transformaria em "Programa Silvio Santos". Quando a emissora foi incorporada à TV Globo, Silvio seguiu com seu programa até meados dos anos 1970, quando migrou para a Rede Tupi.
Criação do SBT
Com o fechamento da Tupi, Silvio começou buscar licença para operar sua própria emissora no início dos anos 1980. Nascia assim um embrião do SBT, hoje grande ativo do patrimônio do comunicador. A visão empreendedora de Silvio Santos não se limitou à televisão. Em 1981, ele fundou o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), que rapidamente se tornou uma das maiores redes de televisão do país. O SBT se destacou por sua programação popular, voltada para o entretenimento das massas, com programas icônicos como ‘Programa Silvio Santos’, ‘Domingo Legal’ e ‘Chaves’.
Além da televisão, Silvio ampliou seus negócios para diversos setores.O Grupo Silvio Santos reúne mais de 30 empresas, algumas conhecidas como Hotel Jequitimar e Jequiti Cosméticos. Ele também foi proprietário do Baú da Felicidade, vendido para a Magazine Luiza, em 2011, e do Banco PanAmericano, vendido para o BTG Pactual, por R$ 450 milhões, no mesmo ano.
Segundo dados da revista Forbes, o dono da risada icônica da TV brasileira segue como um dos homens mais ricos do país, com uma fortuna acumulada de R$ 1,6 bilhão, o que faz dele o terceiro bilionário mais velho do Brasil.
Vida Pessoal
Apesar da fama, Silvio Santos mantém uma vida pessoal relativamente reservada. Foi casado com Maria Aparecida Vieira, com quem teve a primogênita Cíntia e adotou Silvia. Ficou viúvo, no entanto, em 1977, quando ela morreu de câncer. No ano seguinte, casou-se com Íris Abravanel, com quem teve Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Em 2001, foi feito refém em sua casa depois que o sequestrador de sua filha, Patrícia, invadiu o local. A família foi liberta depois que Silvio negociou com o sequestrador.
Ao longo dos anos, Silvio também enfrentou polêmicas e desafios, como a crise do Banco Panamericano, que quase levou à falência seu grupo empresarial. Contudo, ele conseguiu contornar as dificuldades e se manter como um dos empresários mais respeitados do Brasil.
Comentários
Postar um comentário