Pular para o conteúdo principal

"Agora eu sei o que aconteceu quem sabe menos das coisas sabe muito mais que eu"!



Pessoas ignorantes pensam que são mais inteligentes do que aqueles que realmente são. 


Existe uma justificativa para isso. 


Você já ouviu a frase “quanto mais sei menos sei”? Parece um paradoxo, mas não é. Existe uma analogia muito interessante sobre o assunto que é atribuída a um famoso físico. Ela se chama os círculos do conhecimento. 


Antes de falar sobre o assunto, vamos contar uma história real sobre um assalto e um estudo científico realizado após esse evento.

Um caso real sobre ignorância

McArthur Weeler era um sujeito americano de 44 anos que invadiu dois bancos, em plena luz do dia, sem máscara, e foi capturado horas mais tarde. O ladrão afirmou que não usou nenhuma máscara porque tinha passado suco de limão no rosto, e esperava que isso o tornasse invisível para as câmeras de segurança.

Segundo Wheeler, os amigos o tinham ensinado esse truque e ele mesmo tinha verificado: aplicou suco de limão no rosto e logo em seguida tirou uma foto sua, comprovando que sua imagem não saía na tela. Porém, o próprio limão o impediu de ver que ele havia focado o teto, e não o seu rosto.


Um estudo científico sobre arrogância e ignorância


A partir do caso de McArthur Weeler, David Dunning e Justing Kruger, investigadores da Universidade de Cornell, realizaram uma investigação formal para responder à seguinte pergunta: pode um incompetente não ter consciência da sua própria incompetência?

Assim, organizaram um grupo de voluntários para realizar o experimento. Foi perguntado a cada participante o quão eficiente eles achavam que eram em três áreas: gramática, raciocínio lógico e humor. Após as perguntas, um teste foi aplicado para aferir a real competência dos participantes em cada um dos quesitos.

Os resultados mostraram que as pessoas que se auto definiram como “muito competentes” eram as que tinham as menores notas nos testes. Por outro lado, aqueles que tiraram as melhores notas não tinham se definido como muito competentes.

O círculo do conhecimento


Quando começamos a estudar alguma coisa, adquirimos algum conhecimento. Mas junto com este conhecimento, tomamos ciência de outros assuntos adjacentes àquela área que não dominamos ainda.

A figura abaixo ilustra a situação, onde a área azul mais clara representa o que sabemos e a mais escura o que, após adquirirmos conhecimento, sabemos que existe mas ainda não dominamos.


.


Qualquer coisa além da área azul mais clara está além da nossa ciência. Nem sabemos o que há lá, e se há algo. Com o tempo e continuando os estudos na área, naturalmente aumentamos nosso conhecimento. No entanto, consequentemente, a área que não dominamos também cresce, ficando maior que a anterior.



E a coisa só piora se, por acaso, nos interessamos por outra área de estudos e começamos a adquirir conhecimento nela. 


Neste caso, ficamos com a situação seguinte.


É fácil ver que não há saída. Quanto mais aumentamos a área azul mais clara, mais aumentamos também a mais escura. Isto é, quanto mais aprendermos, sendo em uma especialização ou diversificando nosso conhecimento, mais teremos ciência da infinidade de conhecimento que não possuímos. E assim vai.

Moral da história

É comum ver pessoas falando com autoridade sobre assuntos que conhecem apenas superficialmente. Por outro lado, é comum ver especialistas pouco categóricos sobre suas afirmações, com a consciência de que o conhecimento é vasto e é difícil ter certeza absoluta de algo.

Os organizadores do estudo citado acima perceberam que existe esse viés cognitivo. Além disso, perceberam que os mais incompetentes costumam subestimar os mais competentes. 


Assim, mostram-se mais seguros, com um sentimento maior de suas habilidades, ignorando sua ignorância. 


Para aqueles que praticam o aprendizado contínuo, o conhecimento está constantemente crescendo e isso só os torna cada dia um pouco mais sábios. Mas também é inevitável que se tornem também cada dia mais humildes, pois ficarão atordoados com a quantidade de conhecimento que não possuem.

Assim, a única forma de se sentir arrogante e orgulhoso com seu conhecimento é aprender muito pouco mesmo, ou quase nada. Desta forma, seu círculo do desconhecido será também minúsculo e você terá a sensação que falta pouco para saber tudo o que há para se saber.

Moral da História: A arrogância anda sempre de mãos dadas com a ignorância. Não pare de aprender nunca, continue se desenvolvendo sempre!


FONTE/VIDDIA




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário de uma espresa de internet em Afrânio cai de uma determinada altura após sofrer uma descarga elétrica

Um funcionário da interage provedor de internet passou por um susto grande nesta segunda feira 28 de outubro no bairro Zé Ramos em Afrânio PE. Rodrigo estava iniciando o procedimento de instalação de internet em uma residência no bairro José Ramos na cidade de Afrânio, como costumeiramente sempre fez, no entanto o que ele não esperava era sofrer uma descarga elétrica enquanto ainda subia sem colocar o cinto por uma escada para iniciar o procedimento padrão.  Segundo informações de populares o funcionário da Interage quando recebeu o choque ficou um pouco preso a corrente elétrica e em seguida ao ser arremessado caiu de pé na calçada de uma residência tomando um baita de um susto. Em seguida Rodrigo foi conduzido para o hospital da cidade em uma ambulância do município para ser submetido a análise médica com o objetivo de identificar possíveis danos causados tanto pela descarga elétrica quanto pela queda, já que por ter caìdo em pé de uma determinada altura poderia ter fraturado um dos

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.