Pular para o conteúdo principal

Eleições 2024: entidades pedem rigor em investigações contra fraudes raciais no Piauí


Entidades da sociedade civil se reuniram nessa terça-feira (13) no Tribunal Regional Eleitoral no Piauí, (TRE) em Teresina, para uma reunião acerca de candidaturas que se enquadram em processos de autodeclaração racial. Participaram do encontro o Grupo Matizes, o Instituto da Mulher Negra Ayabás e a Frente de Mulheres contra o Feminicídio, bem como a Diretora do órgão, Silvani Maia e a Ouvidora da Mulher, juíza Melissa de Vasconcelos.

O objetivo do encontro foi solicitar à Corte Eleitoral maior rigor na apuração de registros de candidaturas que visem participar do pleito municipal que se avizinha em processos de autodeclaração racial. Uma das premissas é evitar que pessoas mal-intencionadas fraudem tais declarações e prejudiquem a lisura do processo democrático.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto da Mulher Negra Ayabás, acerca do pleito de 2022, conseguiu identificar que muitas candidatas postulantes a cargos eletivos naquele pleito se declararam “negras” ou “pardas”, contudo, sem apresentarem traços negroides. Isso, segundo a entidade, evidencia tentativa de burlar a política afirmativa que determina aos partidos a distribuição do fundo eleitoral considerando o recorte racial.

Durante a reunião, a coordenadora das Ayabás, Halda Regina, apresentou o levantamento ao TRE. Ela pediu apoio da Corte Eleitoral nas investigações de possíveis candidaturas fraudulentas.

Nós da sociedade civil vamos requerer ao TRE/PI a relação de candidat@s que se autodeclararam negras/os e pardas/os, bem como um quadro comparativo das autodeclaracões de candidatos que já disputaram cargos eletivos. Se houver indícios de fraude nessas declarações, vamos acionar o Ministério Público Eleitoral

Halda ReginaCoordenadora das Ayabás

Os relatórios solicitados pelas entidades vão ser utilizados como forma de fiscalização desses processos para que não haja fraude nas eleições em relação à declaração de cor e raça.

De acordo com a advogada do Matizes, Carmen Ribeiro, o grupo irá acompanhar também os dados de candidatos que se autodeclararam LGBTQIAP+. “Isso é importante para que a gente possa analisar se há mais inserção de nosso segmento nos processos eleitorais”, destacou.

Penalidades

Fraudar cotas raciais nas eleições no Brasil é considerado um crime eleitoral grave, passível de sanções severas. As penalidades incluem a cassação do registro de candidatura ou do diploma do eleito, além de multas e a inelegibilidade por até oito anos, conforme a Lei da Ficha Limpa. O candidato também pode responder criminalmente por falsidade ideológica, com penas que variam de um a cinco anos de reclusão, conforme o artigo 299 do Código Eleitoral.

Além das sanções legais, fraudar as cotas raciais também pode acarretar prejuízos reputacionais significativos, afetando a carreira política do infrator e a confiança dos eleitores. As instituições eleitorais, como o Ministério Público e a Justiça Eleitoral, têm intensificado a fiscalização para coibir tais práticas, buscando garantir a integridade e a equidade no processo eleitoral.

Fonte: O Dia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.