Pular para o conteúdo principal

Nobel de Economia, Paul Krugman vê taxação do Brasil como ‘motivo de impeachment’ de Trump

Nobel de Economia, Paul Krugman vê taxação do Brasil como ‘motivo de impeachment’ de Trump

O economista estadunidense Paul Krugman, vencedor do Nobel de Economia, afirmou que a taxação de 50% imposta por Donald Trump sobre as exportações brasileiras é motivo para o impeachment do presidente dos Estados Unidos. 

Em um texto intitulado “Programa de Proteção a Ditadores de Trump”, publicado em seu blog nesta quarta-feira (9), Krugman disse que se os Estados Unidos “ainda” tivessem “uma democracia em funcionamento, essa jogada do Brasil seria, por si só, motivo para impeachment”.

Horas antes, Trump anunciou, por meio de um documento publicado em suas redes sociais e endereçado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que produtos importados do Brasil terão tarifas de 50% a partir de agosto. No texto, o republicano sai em defesa de Jair Bolsonaro e faz críticas à “forma com que o Brasil vem tratando o ex-presidente”, classificando-a como uma “desgraça internacional”.

Krugman, que tratou a medida como “diabólica e megalomaníaca”, disse que não há justificativas econômicas para a taxação e que, portanto, não passa de uma tentativa de penalizar o Brasil pelo julgamento contra Bolsonaro. 

“Por que digo que é megalomaníaco? O Brasil tem mais de 200 milhões de habitantes”, explica o economista. “Essas exportações para os EUA representam menos de 2% do PIB do Brasil. Será que Trump realmente imagina que pode usar tarifas para intimidar uma nação enorme, que nem mesmo depende muito do mercado dos EUA, para que abandone a democracia?”, disse.

O Nobel de Economia ainda diz que esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos usariam a política tarifária para fins políticos. “Pelo contrário, o sistema de comércio internacional que criamos após a Segunda Guerra Mundial foi, em parte, motivado pela crença das autoridades americanas de que o comércio, além de ser economicamente benéfico, era uma força de paz e fortaleceria a democracia em todo o mundo. Eles provavelmente estavam certos e, de qualquer forma, era um objetivo nobre”, escreveu o economista em seu blog. 

Em outro trecho, Krugman chama Bolsonaro de “aspirante a ditador”. “Agora Trump está tentando usar as tarifas para ajudar outro aspirante a ditador. Se você ainda achava que os Estados Unidos eram um dos mocinhos do mundo, isso deve lhe dizer de qual lado estamos hoje em dia”, concluiu. 

Ainda nesta quarta-feira (9), o presidente Lula respondeu ao anúncio de Donald Trump. Ele reforçou a defesa da soberania nacional, rechaçou qualquer “ingerência ou ameaça” sobre o processo contra Bolsonaro e outros acusados de golpe de Estado e disse que as tarifas serão respondidas “à luz da lei brasileira de Reciprocidade Econômica”.

“O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, diz o texto, postado no site do Planalto e nas redes sociais de Lula.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!