Pular para o conteúdo principal

Menopausa: mitos e verdades sobre esse marco natural na vida das mulheres

 

A menopausa é um marco natural na vida das mulheres. Representa a cessação da menstruação e da fertilidade, em geral entre 45 e 55 anos de idade, podendo haver variações.

Embora marque o fim da fase reprodutiva, não significa o fim da vida plena e saudável. Muito pelo contrário, explica o Dr. Alexandre Rossi, médico ginecologista e obstetra, responsável pelo ambulatório de Ginecologia Geral do Hospital e Maternidade Leonor Mendes de Barros e médico colaborador de Ginecologia da Faculdade de Medicina da USP.

“Hoje, com a expectativa de vida cada vez mais longa, especialmente entre as mulheres, a menopausa é o início de um novo capítulo em suas vidas, com oportunidades e desafios”.

Confira a seguir os principais mitos desta importante etapa na vida da mulher e não se esqueça: as consultas médicas regulares são fundamentais para acompanhamento, avaliação dos riscos e orientação individualizada.

“É importante manter uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes, verduras, grãos integrais e proteínas magras, que ajudam a controlar o peso e prevenir doenças”, explica o Dr.

1. A menopausa acontece de forma repentina

Mito: Muitas pessoas acreditam que a menopausa ocorre de um dia para o outro.

Fato: A menopausa é precedida por um período chamado climatério, que pode durar vários anos. Durante esse tempo, os níveis hormonais começam a oscilar, e os sintomas podem surgir gradualmente.

 

2. A menopausa só começa aos 50 anos

Mito: Existe uma ideia de que só mulheres mais velhas entram na menopausa.

Fato: A idade média é por volta dos 50 anos, mas ela pode ocorrer naturalmente entre 45 e 55 anos. Em alguns casos, pode acontecer antes dos 40, sendo chamada de menopausa precoce.

 

3. Toda mulher engordada na menopausa

Mito: A menopausa, por si só, não causa ganho de peso automático.

Fato: As alterações hormonais podem favorecer o acúmulo de gordura abdominal e as mudanças no metabolismo, mas fatores como alimentação, atividade física e estilo de vida são determinantes.

 

4. A menopausa elimina o risco de gravidez imediatamente

Mito: Algumas mulheres acham que não podem engravidar assim que os ciclos menstruais se tornam irregulares.

Fato: Durante o climatério, ainda há risco de ovulação esporádica. A menopausa só é confirmada após 12 meses sem menstruação. Até lá, é possível engravidar.

 

5. Toda mulher sofre com sintomas graves

Mito: Acredita-se que todos passam por sintomas como ondas de calor, insônia, irritabilidade, etc.

Fato: Os sintomas variam muito de pessoa para pessoa. Algumas mulheres apresentam poucos ou nenhum sintoma, enquanto outras dificuldades são mais intensas. O mais importante é saber o que sempre há o que fazer, basta procurar um especialista e verificar as opções mais indicadas para cada paciente.

 

6. A terapia hormonal é perigosa para todas as mulheres

Mito: a Terapia Hormonal (TH) deve ser evitada pois oferece riscos à saúde.

Fato: A TH pode ser segura e eficaz no alívio dos sintomas, desde que indicada corretamente e acompanhada por um médico, levando em conta o histórico de saúde do paciente.

 

7. A menopausa acaba com a vida sexual

Mito: A perda do desejo sexual é vista como resultado.

Fato: Mudanças hormonais podem variar com a libido e a lubrificação, mas existem tratamentos e alternativas. A sexualidade pode continuar ativa e garantida com os cuidados adequados.

 

8. A Terapia Hormonal (TH) é o único tratamento para os sintomas da menopausa

Mito: a TH é muito importante e é indicada em boa parte dos casos, mas não é a única opção e nem atende a todas as mulheres

Fato: Há diversas opções e em alguns casos, apenas mudanças comportamentais e de hábitos saudáveis podem ser suficientes. A prática de atividade física regular, por exemplo, é muito importante para, inclusive, fortalecer os ossos, combater a osteoporose e melhorar o humor, a ansiedade e a qualidade do sono.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.