Pular para o conteúdo principal

Comissão aprova projeto que obriga bancos a informar saldos de contas inativas após morte do titular


A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei nº 112/2024, de autoria do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), que impõe aos bancos o dever de informar a existência de saldos em contas inativas de clientes falecidos. A proposta altera o Código de Defesa do Consumidor e a Lei dos Registros Públicos.

A medida determina que instituições financeiras supervisionadas pelo Banco Central comuniquem, mediante solicitação e apresentação de documentos, os valores mantidos em contas inativas há mais de 12 meses após o falecimento do titular.

“Nosso objetivo é garantir transparência e respeito às famílias, que muitas vezes enfrentam dificuldades para acessar valores que são de direito. São recursos que podem ajudar os familiares em momentos delicados, mas que hoje acabam esquecidos em contas bancárias”, afirmou o autor do projeto.

O texto também inclui a obrigação de o oficial de registro civil comunicar o óbito, de forma eletrônica e gratuita, a órgãos como Receita Federal, INSS, Banco Central e entidades de proteção ao crédito. A intenção é facilitar o cruzamento de informações e permitir que os herdeiros acessem mais facilmente os dados financeiros dos falecidos.

Relator da proposta na comissão, o deputado Márcio Marinho (Republicanos-BA) destacou a relevância da medida diante do volume de recursos esquecidos no sistema financeiro. “Segundo dados do Banco Central, mais de R$ 9 bilhões ainda estão sob custódia das instituições financeiras sem que os beneficiários tenham conhecimento. Desse total, R$ 6,8 bilhões pertencem a pessoas físicas, envolvendo cerca de 46 milhões de brasileiros”, disse.

O projeto também assegura que o titular da conta possa optar por não receber notificações sobre a movimentação ou existência dos valores, preservando o direito à privacidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.