Pular para o conteúdo principal

Eles não pensaram, mas nós já estudamos que sem querer o tarifaço do Trump pode favorecer o preço do café para o Brasil

Cenário favorável para a queda de preços

Trump anunciou que, a partir de 1º de agosto, toda importação de produtos brasileiros terá uma tarifa extra de 50%. Isso tende a encarecer o café brasileiro nos EUA e dificultar nossas exportações. Em compensação, a oferta interna de café cresceria, criando assim um cenário favorável para a queda de preços por aqui.

“É possível ter algum impacto no preço interno, de queda. No caso do café, isto seria muito positivo, dada a importância significativa do café moído nos gastos do consumidor”, disse José Giacomo Baccarin, professor de economia e política agrícola da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e diretor do Instituto Fome Zero (IFZ).

Baccarin se dedica há anos a acompanhar a dinâmica de preços de alimentos no Brasil. Para ele, o preço do café e de outros produtos alimentícios tem subido além do normal nos últimos anos, justamente pelo aumento das exportações brasileiras.

O café é o terceiro produto mais exportado pelo Brasil aos EUA, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic). Só no ano passado, foram vendidos US$ 1,8 bilhão de café. Isso é 67% a mais do que em 2023 e 110% a mais do que há cinco anos, em 2019.

Especialistas no mercado internacional do grão dizem que as exportações de café brasileiro também crescem para outros países, inclusive da Ásia – um novo mercado da bebida. Os EUA, no entanto, é o maior consumidor de café do mundo. Por isso, alterações a dinâmica do comércio com o país tem consequências intensas.

Cotação influenciada pelo mercado global

Mauricio Weiss, economista e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), lembrou que a cotação do café no Brasil é fortemente influenciada pela cotação global do produto. Segundo ele, produtores brasileiros também podem optar por estocar o grão caso o preço dele venha a cair de forma brusca.

Apesar disso tudo, ele vê, sim, chance de queda do preço do café para o consumidor brasileiro. “É possível abrir espaço para a queda dos produtos por excesso de oferta. Espera-se que isso ocorra, pelo menos em parte”, disse.

Roberto Goulart Menezes, professor do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (UnB) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos sobre EUA (INCT-INEU), também enxerga a possibilidade de queda, mas diz que isso ainda vai depender de outros fatores.

“Os produtores apostam na negociação. Vão reter os estoques e tentar vender pelo melhor preço, como sempre”, ponderou.

Juliane Furno, economista e professora de economia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ressaltou que o café tende a ser o único produto que terá redução de preços no Brasil por conta da taxação. “Acho difícil [haver queda]. Acho que, no máximo, [atingirá] o café porque o problema era o aumento da exportação desde 2024. Os demais eu acho que não”, afirmou, lembrando que exportações brasileiras tendem a ser desviadas a outros mercados.

Gerson Teixeira, engenheiro agrônomo e diretor da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), afirmou que a queda do preço do café – se ocorrer – acontecerá no curto prazo. A longo prazo, a produção brasileira deve encontrar espaço em outros países, novamente reduzindo a oferta interna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.