Afrânio, PE, é geralmente considerada uma cidade calma e tranquila.
É um município pequeno, com baixa densidade demográfica e uma atmosfera mais pacata em comparação com cidades maiores.
Afrânio é um município do interior de Pernambuco, localizado no extremo oeste do Sertão pernambucano, a cerca de 789 km da capital, Recife. Com uma população de aproximadamente 18.674 habitantes dados levantados em 2022. A cidade se destaca pela sua tranquilidade e ambiente mais reservado, de acordo com o IBGE Cidades.
A economia de Afrânio é caracterizada pela regularidade das vendas ao longo do ano e pela presença de novas oportunidades de negócios, embora o potencial de consumo e o desempenho econômico sejam pontos que merecem atenção, segundo o Caravela Dados.
Apesar do seu tamanho e tranquilidade, Afrânio oferece alguns pontos de interesse turístico, como a Praça São João Batista, o Memorial José Theodomiro de Araújo e o Museu Pai Chico, conforme o Buser.
Assim sendo, podemos afirmar que excetos os raros eventos de homicídios já registrados pela população e todos ocorridos em situações excepcionais, Afrânio é considerada uma das cidades mais tranquilas para se viver, sem histórico de violência comum como acontece em outras cidades do Brasil.
O outro lado da moeda
Apesar de Afrânio não ser considerada uma cidade violenta, sendo classificada regionalmente como um lugar de paz para se viver, por outro lado o que pesa negativamente em Afrânio, cidade pernambucana localizada no sertão do São Francisco é o quesito qualidade de vida, devido a falta de emprego consequência de uma economia raquítica causadora de uma percapta baixíssima, ou seja, de uma das piores rendas por cabeça da região, diminuindo assim o poder de compra de seus moradores e fomentando enfim, a desigualdade social entre os munícipes, bem como intensificando o monopólio político e econômico na cidade, condicionando a realidade social à uma linha segregacional geradora de privilégios e privilegiados motivada pela má distribuição das poucas oportunidades ao seu povo oferecidas.
O outro ponto mega negativo da cidade Afrânio é a falta de água que neste ano de 2025 atinge o seu topo com uma severa escassez de água jamais vista nas últimas décadas, tanto na sede quanto na zona rural do município, destruindo sonhos e desmotivando futuros para agricultores e criadores em geral, gerando revolta popular pois todos sabem que só existe esse sofrimento sem água por falta de vontade política, porque a cidade fica há apenas 110 KM do Rio São Francisco com abundância de água, que é a prova viva da displicência do poder público que de certa forma também segraciona o povo pernambucano dividindo-o em esquecido e privilegiado, interior e metropolitana respectivamente.
Portanto, se Afrânio calma e tranquila como é também fosse promissora para evolução dos sonhos de dias melhores para os seus filhos, oferecendo boas perspectivas de sucesso para o seu povo que tem muita coragem de trabalhar, talvez poderíamos não chegar ao patamar de terra que mana leite e mel, mas doce como tem sido a nossa esperança e gostoso como tem se destacado o nosso doce, sem sombra de dúvidas a nossa bacia leiteira, a inteligência e coragem dos nossos criadores, juntamente com a vontade de crescer de toda nossa gente, definitivamente iria tornar o nosso desejo mais doce do que é o próprio mel.]
Reportagem
Geraldo Silva

Comentários