Pular para o conteúdo principal

Não pode: Justiça de Serrita (PE) proíbe prefeito de subir no palco da Missa do Vaqueiro para autopromoção


Em uma decisão liminar proferida na sexta-feira (18), a Justiça de Pernambuco determinou que o prefeito de Serrita, Sebastião Benedito dos Santos, se abstenha de realizar qualquer ato de promoção pessoal durante a “Festa do Jacó” e a “55ª Missa do Vaqueiro”, eventos tradicionais custeados com verbas públicas. A decisão atende a uma Ação Popular que acusa o gestor de violar o princípio constitucional da impessoalidade.

A Juíza Substituta Gabriela Mantovani Espíndola Pessôa, da Vara Única da Comarca de Serrita, acatou o pedido de tutela de urgência, entendendo haver provas de que o evento estava sendo desvirtuado para se tornar uma plataforma de promoção político-pessoal do prefeito.

Segundo o processo, durante os eventos, o locutor oficial teria exaltado nominalmente o prefeito com elogios à sua gestão, seguido por uma queima de fogos de mais de cinco minutos para recepcioná-lo. Além disso, parlamentares teriam usado o palco para discursos de cunho político-eleitoral, descrevendo o gestor como “prefeito da saúde, da educação, da infraestrutura” e “grande gestor”.

Na decisão, a juíza ressaltou que tais condutas, se confirmadas, configuram “flagrante violação ao princípio da impessoalidade”, transformando um evento cultural e religioso em um “palanque eleitoral antecipado”. A magistrada fundamentou sua decisão no Art. 37, §1º, da Constituição Federal, que proíbe o uso de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades em publicidade de atos e eventos de órgãos públicos.

A juíza também destacou o perigo de dano, argumentando que a continuidade das festividades nos próximos dias poderia levar à repetição das condutas, causando dano irreparável ao patrimônio público. A proximidade com o período eleitoral de 2026 foi citada como um fator agravante, com potencial para configurar abuso de poder político-econômico.

Medidas impostas pela Justiça

A decisão liminar impõe uma série de proibições imediatas ao prefeito Sebastião Benedito dos Santos, sob pena de multa diária de R$ 50.000,00, limitada a um total de R$ 150.000,00. O prefeito está proibido de:

Permitir ou promover o uso de seu nome ou apelidos nos eventos.

Subir ao palco para atos de promoção pessoal.

Entregar brindes ou prêmios em nome próprio.

Permitir a exibição de sua imagem em telões, salvo em situações estritamente protocolares.

Autorizar discursos de cunho político-eleitoral ou de exaltação pessoal.

Utilizar a estrutura do evento para qualquer forma de promoção pessoal.

Além das medidas direcionadas ao prefeito, a organização do evento foi intimada a garantir, no prazo de 48 horas, o caráter estritamente institucional das festividades. O Ministério Público foi chamado a intervir no caso, e o prefeito será citado para apresentar sua defesa. (Por Francisco Brito/ Foto: Reprodução).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.