Pular para o conteúdo principal

‘O agro vai colar em Lula’, prevê sociólogo após tarifas de Trump contra o Brasil

A sobretaxa de 50% anunciada pelo presidente dos Estados Unidos Donald Trump sobre produtos brasileiros tem menos a ver com o processo judicial do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais com o avanço do Brics, presidido pelo Brasil, avalia o sociólogo e escritor Lejeune Mirhan. Ao BdF Entrevista, da Rádio Brasil de Fato, ele classifica a medida como “um ataque à soberania nacional” e acredita que “o agronegócio vai colar em Lula”. “O baque é muito grande, então eles estão em uma revolta muito grande”, explica.

Mirhan sustenta que o verdadeiro alvo de Trump é a consolidação de um mundo multipolar liderado pelo bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e, agora, com mais seis países. Para o autor do livro Reflexões sobre a multipolaridade do mundo, essa expansão, somada ao teste de um sistema financeiro paralelo ao Swift, que é controlado por países ocidentais, “afronta o sistema de pagamentos internacionais” dominado pelo dólar.

O sociólogo vê espaço para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) amplie alianças internas a partir da crise criada por Washington. “Lula tem condições hoje de agregar a maior parte das forças vivas da nação brasileira”, diz, incluindo setores da centro‑direita “verdadeiramente patriótica”. A taxação também pode beneficiar o governo brasileiro, pois “o agricultor brasileiro vai vender esse produto no mercado interno, vai ter uma fartura, e os preços podem abaixar aqui”, indica.

Segundo ele, a reação do agronegócio, principal exportador para os EUA, tende a isolar pré‑candidatos ligados à extrema direita, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). “Ele não tem como esconder: apoiou Trump, que está acabando com o Brasil. […] Tarcísio tem que escolher entre o Brasil e Donald Trump”, declara. Para ele, a direita está “órfã” de um candidato forte para a eleição de 2026.

Anti-imperialismo na ordem do dia

Mirhan também destaca que Lula “avançou muito na compreensão da questão anti‑imperialista” desde o período em que esteve preso. Ao comentar a mudança de postura do presidente, que tem enfrentado o ataque dos EUA, ele afirma que “o Lula que entrou na cadeia não é o Lula que saiu. É muito mais consciente. […] Ele está entre os três maiores estadistas no mundo vivo hoje”, classifica.

O escritor observa que o anti‑imperialismo “está na ordem do dia” não só para partidos de esquerda, mas para todo o espectro político comprometido com a soberania nacional. “Lutar contra a ingerência dos Estados Unidos ao Brasil é anti‑imperialismo na prática”, afirma, prevendo que o tema será central no pleito do próximo ano.

Para ouvir e assistir

BdF Entrevista vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 21h, na Rádio Brasil de Fato98.9 FM na Grande São Paulo. No YouTube do Brasil de Fato o programa é veiculado às 19h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.