Pular para o conteúdo principal

Ministro Márcio França fala sobre tarifas dos EUA para fruticultura do Vale do São Francisco

O ministro Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) destacou durante o programa “Bom Dia, Ministro” a importância do programa Acredita Exportação no apoio a micro e pequenos empreendedores, durante conversa com rádios e portais de notícias nesta quarta-feira, 30 de julho.

Durante a entrevista o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, abordou temas que preocupam diretamente os pequenos produtores da região do Vale do São Francisco, especialmente diante da possível imposição de tarifas por parte dos Estados Unidos a produtos agrícolas brasileiros, como manga e uva.

A preocupação foi apresentada pelo comunicador Mayko Galvão, que destacou o impacto que a medida pode ter na exportação de frutas perecíveis produzidas majoritariamente por pequenos agricultores da região de Petrolina (PE) e Norte da Bahia. “Os sindicatos estão preocupados com essas tarifas. O senhor falou do Contrata+Brasil. Vai haver interligação com outros ministérios, como ocorre com o Garantia-Safra, Seguro-Defeso e PAA, para que esses produtos não fiquem parados nos galpões?”, questionou.

Márcio França respondeu que o governo está atento à situação e reforçou o compromisso de proteger os pequenos produtores, afirmando que a prioridade será garantir escoamento da produção e evitar prejuízos às famílias que dependem da fruticultura irrigada. “A região de vocês é de alta proteção. São milhares de pequenos produtores de uva e manga, diferente de outras regiões onde predominam grandes fazendas. Estamos preparados para agir rapidamente, seja colocando os produtos na merenda escolar, seja no mercado interno a preços acessíveis”, afirmou o ministro.

França destacou que o vice-presidente Geraldo Alckmin está coordenando a articulação com outros ministérios, como Casa Civil e Fazenda, para que uma estratégia de contenção dos efeitos das tarifas seja colocada em prática com celeridade. Ele também brincou ao citar o tradicional vinho produzido na região: “Só não dá pra colocar o Rio Sol na merenda, né?

Sobre a possibilidade de isenção tarifária para determinados produtos, mencionada por autoridades norte-americanas, o ministro afirmou que a expectativa é de que a medida não afete todos os itens brasileiros. “O café, por exemplo, já caiu no gosto americano. Trocar esse sabor não é simples. Se eles não produzem abacaxi, manga e café, vão ter que comprar de algum lugar”, disse, apontando que o governo brasileiro aguarda a publicação oficial das regras para definir a resposta diplomática e comercial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.