Pular para o conteúdo principal

MPE pede cassação da chapa do prefeito de Belo Jardim por abuso de poder nas eleições de 2024

 

O Ministério Público Eleitoral (MPE) protocolou, nesta quarta-feira (23), as alegações finais na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida contra o prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela de Oliveira, e seu vice, José Lopes Silveira. Ambos foram candidatos à reeleição nas eleições municipais de 2024.

A Promotoria requer a cassação da chapa por abuso de poder político e econômico, com base em um conjunto de provas que aponta o uso indevido da estrutura pública para favorecer a campanha dos gestores.

Segundo o MPE, durante a instrução do processo ficou comprovado que veículos oficiais, o gabinete da Prefeitura e servidores comissionados ou contratados foram usados em atividades eleitorais, inclusive durante o expediente. A denúncia também inclui o uso das redes sociais institucionais da Prefeitura para promover os candidatos, com recursos públicos.

Entre as provas apresentadas, constam portarias de nomeação, requerimentos de férias, contratos de veículos, vídeos de atos políticos, comprovantes de despesas e depoimentos colhidos em juízo. O promotor eleitoral Marcelo Ribeiro Homem apontou a existência de um "esquema organizado" para beneficiar a candidatura dos investigados.

Depoimentos de integrantes da gestão reforçaram as suspeitas. O diretor de comunicação, Paulo Victor Fernandes, admitiu ter atuado diretamente na campanha, utilizando inclusive o gabinete do prefeito. Já os servidores Maria Eduarda Vilar e Tiago Manso apresentaram versões consideradas frágeis pela Promotoria.

Além das irregularidades, o MPE apontou indícios de fraude documental e falso testemunho, com a suspeita de que requerimentos de férias foram forjados para justificar ausências durante o expediente.

O caso aguarda julgamento pela 45ª Zona Eleitoral de Belo Jardim. Caso as alegações do Ministério Público sejam acolhidas, os gestores podem ter os diplomas cassados, serem declarados inelegíveis por oito anos e ainda responder criminalmente pelas condutas.

A ação tramita sob o número 0600476-31.2024.6.17.0045 na Justiça Eleitoral de Pernambuco.

Já pensou se a justiça levasse a sério todos os abusos de poder econômico e político em todo estado de Pernambuco e no Brasil nas últimas eleições com um só peso e uma só medida, com certeza as filas para ofertas privilegiadas na prestação de serviços públicos, tanto quanto as vergonhosas filas para receber dinheiro abertamente até no dia das eleições teriam definitivamente fim. Infelizmente, não acontece  assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.