Pular para o conteúdo principal

Pernambuco tem duas cidades entre as 10 mais violentas do Brasil; confira o documento do FBSP

Duas cidades de Pernambuco figuram entre as 10 mais violentas do Brasil em 2024. Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata, ambas na Região Metropolitana do Recife, aparecem no ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado na quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

São do Nordeste do Brasil todos os 10 municípios com maiores taxas de Mortes Violentas Intencionais (MVI), sendo cinco deles da Bahia. Os dados usados para a classificação são do ano de 2024.

Entre os crimes que se enquadram como MVI estão homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte e mortes decorrentes de intervenção policial.

A lista é liderada por Maranguape, na Região Metropolitana do Ceará, com taxa de 79,9 óbitos a cada 100 mil habitantes. Em 2023, o município aparecia no oitavo lugar com 78 vítimas de MVI. Com crescimento de 11,5% no número de vítimas, a cidade somou 87 mortes em 2024.

Na sequência da lista estão Jequié (BA), com taxa de 77,6, e Juazeiro (BA), com 76,2. Em quarto lugar no ranking das cidades com maiores taxas de mortes violentas intencionais está o município de Camaçari (BA), com 74,8 mortes a cada 100 mil habitantes.

Em 5º está o Cabo de Santo Agostinho, que contabilizou 159 mortos em 2024 e atingiu a taxa de 73,3 óbitos por 100 mil habitantes. Na sequência, em 6º, está São Lourenço da Mata, com 86 vítimas, e taxa de 73 MVI por 100 mil habitantes.

A lista segue com Simões Filho (BA) em 7º, com taxa de 71,4; Caucaia (CE) em 8º, com 68,7; Maracanaú (CE) em 9º, com 68,5; e Feira de Santana (BA) em 10º, com taxa de 65,2 e 429 mortes registradas em 2024.

em 2024.

Confira lista:

Gráfico das cidades brasileiras com maiores taxas de mortes violentas intencionais | Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Considerando o sexo de registro das MVI no Brasil, 91,1% das vítimas são do sexo masculino, enquanto 8,9% são do sexo feminino.

O documento também aponta que Pernambuco é o quarto estado no ranking da violência, com taxa de 36,2 mortes por 100 mil habitantes em 2024. O número é menor que o registrado em 2023, quando o estado somou taxa de 38,3 óbitos por grupo de 100 mil habitantes.

Dados referentes aos estados brasileiros | Fonte: Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Confira as taxas dos cinco estados brasileiros mais violentos:
Amapá - 45,1
Bahia - 40,6
Ceará - 37,5
Pernambuco - 36,2
Alagoas - 35,4.

O que diz o Governo de Pernambuco
Em comunicado à imprensa, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Defesa Social, destacou que, embora o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, aponte Pernambuco como o 4º estado mais violento do País em 2024, os dados atuais de 2025 apresentam "consistentes reduções".

"Pernambuco vem registrando, até o momento, 14 meses consecutivos de queda nas Mortes Violentas Intencionais (MVIs). No primeiro semestre de 2025, a redução foi de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior — o segundo menor índice de homicídios da série histórica para esse intervalo", afirma o comunicado.

"Reconhecemos, com firmeza e responsabilidade, os desafios que ainda persistem. No entanto, os avanços já conquistados apontam que estamos no caminho certo, adotando ações concretas para devolver à população o direito de viver com mais segurança", afirma a nota.

Confira comunicado na íntegra:
"A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco informa que, embora o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, aponte Pernambuco como o 4º estado mais violento do País em 2024, os dados atuais de 2025 apresentam consistentes reduções.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.