Pular para o conteúdo principal

Nas redes, 77% criticam deputados por exibir bandeira de Trump na Câmara: ‘Capachos’


 Por Gabriel Gomes

A cena protagonizada por deputados da Oposição, que exibiram na Cãmara, nesta terça-feira (22), uma bandeira em apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que taxou os produtos brasileiros em 50%, gerou uma enorme repercussão negativa nas redes sociais. Além de estampar o nome de Trump, a faixa tinha também o slogan do governo norte-americano “Make America great again” (Faça a América grande novamente).

De acordo com levantamento do analista de redes Pedro Barciela, o assunto foi amplamente dominado por postagens críticas aos parlamentares. Segundo o monitoramento realizado por Barciela, 77% das publicações foram críticas, enquanto apenas 18% defenderam o ato da Oposição na Câmara dos Deputados. 5% ficaram divididos sobre o assunto.

O levantamento aponta que 28% das publicações sobre o episódio afirmam que a manifestação representa uma traição à pátria, sendo classificado como “crime de lesa-pátria”, “vergonha nacional” e “ato antidemocrático”. Outros 24% apontam que o gesto evidencia uma submissão ideológica e simbólica a Donald Trump, sugerindo que o bolsonarismo adotou um “patriotismo invertido”.

Há, ainda, 17%, que citam termos como “desconectados do povo”, “vendilhões da pátria” ou “representantes da ignorância eleitoral”. Termos como “patriotários”, “capachos dos EUA”, “Mama Americanos Again” (13%) também aparecem.

Em menor número (18%), os que defenderam o ato dos deputados da Oposição nas redes sociais tentaram relativizar o episódio com críticas ao governo Lula (PT) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Deputados que exibiram bandeira em apoio a Donald Trump

O gesto aconteceu depois da decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), de proibir a realização de reuniões de comissões que tinham o objetivo de apoiar Jair Bolsonaro contra o Supremo Tribunal Federal.

A decisão de Motta, que suspendeu as sessões deliberativas que seriam comandadas por parlamentares do PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi tomada momentos antes da realização de um das sessões, que tinha na pauta moções de apoio político ao ex-presidente. Jair Bolsonaro deveria comparecer à sessão, mas desisitiu.

deputados redes Trump

Deputados da Oposição exibiram faixa em apoio a Donald Trump.

Mesmo com o cancelamento, deputados da oposição estiveram na Câmara e, em sinal de protesto, estenderam a tal faixa em apoio a Trump, o que gerou reações negativas entre os próprios presentes.

Durante uma coletiva organizada após a suspensão das sessões, os deputados Sargento Fahur (PSD-PR) e Delegado Caveira (PL-PA) ergueram uma bandeira dos Estados Unidos em homenagem a Donald Trump. O gesto gerou incômodo, com alguns parlamentares pedindo a retirada da bandeira. “Tira essa bandeira daqui”, reagiu um deputado.

Repercussão nas redes sociais

Após o episódio dos deputados da Oposição, as redes sociais foram inundadas por publicações sobre o assunto, incluindo manifestações de políticos. O líder do PT na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT-RJ), chamou os parlamentares de “traidores”.

“Não representam o povo brasileiro. São traidores da pátria, vendidos a um projeto autoritário e estrangeiro”, publicou.

A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) também se posicionou sobre o assunto. “Inimigos do povo e do Brasil”, escreveu. “Essa é a fotografia do viralatismo bolsonarista: a poucos dias do início do tarifaço imposto por Trump para prejudicar nosso país, a grande ideia dos deputados de extrema direita foi invadir a Câmara e hastear uma bandeira em sua homenagem”.

Já o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) publicou: “O BOLSONARISMO É TRAIDOR DA PÁTRIA! Deputados bolsonaristas, depois de Hugo Motta proibir reuniões durante o recesso parlamentar, fizeram um protesto na Câmara e, PASMEM, ergueram uma bandeira de Donald Trump! Eles não param de mostrar que NUNCA FORAM PATRIOTAS, SÃO LESA-PÁTRIAS!”.

Veja outras publicações:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.