Urgência: Câmara Municipal de Vereadores de Afrânio ainda não transmite suas sessões ao vivo para a população
O blog GSI aproveitando o episódio da mini sessão plenária da Câmara de verreadores de Afrânio nesta quinta-feira 21 de agosto, Pergunta. Por que as sessões plenárias da Câmara de vereadores de Afrânio ainda não são transmitidas ao vivo para os maiores interessados, digo, o povo, como tem sido uma prática disseminada em todo Brasil, especialmente em níveis federal e estadual, com a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e a maioria das Assembleias Legislativas oferecendo este serviço em seus sites oficiais e canais de YouTube?
As Câmaras Municipais também seguem essa tendência no Brasil atual, com muitas delas transmitindo suas sessões em tempo real e disponibilizando o conteúdo arquivado na internet para garantir maior transparência e facilitar o acesso do cidadão à informação, a exemplo da vizinha cidade de Dormentes, que por sinal foi emancipada depois de Afrânio, bem como conseguiu sua sede própria muito depois de Afrânio, o que significa um retrocesso no que refere a transparência da casa que deve ser reconhecida no país inteiro como casa do povo.
A transmissão ao vivo das sessões plenárias facilita a transparência e o acesso à informação para os cidadãos, pois permite que qualquer pessoa acompanhe os debates, decisões e votações em tempo real, sem a necessidade de estar fisicamente presente, aumentando a fiscalização e o envolvimento cívico.
Como a transmissão ao vivo promove transparência e acesso à informação?
Pelo acesso remoto os cidadãos que não podem comparecer fisicamente às sessões podem assistir e acompanhar o trabalho dos seus representantes de qualquer lugar.
Pelo acesso remoto a consulta as gravações das sessões ficam disponíveis para o cidadão posteriormente fazer suas análises, permitindo a revisitação dos debates e aprofundamento do conhecimento sobre os temas discutidos e as posturas dos parlamantares envolvidos.
Controle Social:
Ao poderem acompanhar as atividades dos órgãos legislativos, os cidadãos exercem um maior controle social sobre as ações dos seus representantes, o que pode levar a uma maior responsabilidade e prestação de contas.
Participação Cidadã:
A disponibilidade das informações incentiva a participação e o engajamento dos cidadãos, que podem formar suas próprias opiniões e posicionamentos sobre as questões em debate.
Redução da Influência:
Com a transparência proporcionada pelas transmissões, a influência de grupos de interesse ou a tomada de decisões "às escondidas" é dificultada, já que as ações ficam visíveis para o público.
Em suma, a tecnologia da transmissão ao vivo é uma ferramenta poderosa para fortalecer a democracia, ao aproximar o poder legislativo dos cidadãos e garantir que o processo decisório seja mais aberto e acessível a todos.
Blog GSilva Independent
"Aqui quem aparece é a notícia"!
Comentários