Pular para o conteúdo principal

Prefeito decreta estado de calamidade após incêndio que atingiu área de 90 km² no Piauí


 O prefeito Winincius Vilanova de Miranda (PSD) decretou nesta terça-feira (5) estado de calamidade pública no município de Pavussu, no Sul do Piauí. A medida foi tomada após um incêndio florestal de grande proporção devastar cerca de 90 quilômetros quadrados de vegetação, comprometendo pastagens utilizadas para a criação de bovinos, ovinos, caprinos e o cultivo de abelhas.

“Fica declarada a existência de situação anormal e caracterizada como situação de calamidade em todo município de Pavussu (PI), provocada pelo desastre natural classificado e codificado como seca e incêndio florestal”, afirma o decreto municipal nº 20/2025.

Além dos danos causados pelo fogo, o município enfrenta uma forte estiagem, com significativa redução das chuvas entre outubro de 2024 e agosto de 2025. Segundo o decreto, os principais reservatórios da região, como poços, açudes e riachos, estão com menos de 20% da capacidade, o que compromete o abastecimento de água e a produção agrícola. As perdas chegam a 90% na cultura do milho, 80% no feijão, 95% no arroz e 60% na mandioca.

O decreto tem validade de 90 dias e poderá ser prorrogado conforme a evolução do cenário.

Bombeiros no combate

Helicóptero da PM ajuda no combate às chamas

O Batalhão de Operações Aéreas (BOPAER) ajuda no combate às chamas do incêndio em Pavussu, no Sul do Piauí. A Defesa Civil já emitiu um alerta de evacuação para os moradores.

O apoio do helicóptero foi solicitado pela Sala de Monitoramento da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMARH), que monitora e prevê eventos climáticos extremos no estado, como chuvas intensas, secas e queimadas.

A coordenadora da Sala de Monitoramento, a climatologista Sara Cardoso que o fogo ainda se espalha na região, no sentido Noroeste.

A Sala de Monitoramento também informou que, por volta das 9h20, acionou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devido ao avanço significativo do fogo, no sentido Noroeste da cidade de Pavussu.

Além do helicóptero, viaturas da Semarh e do Corpo de Bombeiros deixam Teresina (PI), nesta terça-feira (5), para reforçar o combate às chamas. Equipes de brigadistas, da Prefeitura Municipal e vários moradores ajudam no combate as chamas. Bombeiros militares já atuam no local há dias.

O capitão Lucas Xavier, comandante do 5º grupamento do CBMEPI na cidade de Floriano, e oficial no comando da operação em Pavussu, explica o andamento das ações no município.

“A situação está parcialmente controlada. Temos uma frente de fogo que está em cima de um morro, e a expectativa é que a aeronave do BOPAER, cedida pela SSP-PI, a pedido do Comando-Geral do CBMEPI, auxilie no combate a essa área de difícil acesso. A água para o trabalho da aeronave deverá ser coletada na lagoa do município”, esclareceu

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!