Pular para o conteúdo principal

Pela primeira vez na história da Câmara de Maringá, vereadora tem mandato cassado por improbidade administrativa

 

A vereadora Cris Lauer (NOVO) de Maringá, no norte do Paraná, teve o mandato cassado por improbidade administrativa. A decisão foi discutida em uma sessão especial realizada na tarde desta quarta-feira (27), na Câmara.

Essa é a primeira vez que um vereador do legislativo maringaense é cassado.

Ao todo, foram 20 votos favoráveis à cassação e 2 contrários. Cris Lauer e o advogado dela não compareceram à sessão. Por lei, eles teriam um prazo de até duas horas para apresentar uma defesa. Confira abaixo.

Cris Lauer estava no segundo mandato e foi a vereadora mais votada do município nas eleições de 2024, com 7.531 votos.

A decisão de cassar o mandato da vereadora é resultado de uma Comissão Processante (CP) que foi instaurada contra ela no dia 27 de maio, após uma determinação da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá. A ideia de instaurar a CP surgiu após Lauer ser condenada por improbidade administrativa, na modalidade de enriquecimento ilícito. Entenda abaixo.

No mesmo mês, a Justiça do Paraná optou pela suspensão da Comissão Processante que avaliava o pedido de cassação da vereadora. Ainda em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a Comissão Processante fosse retomada.

A CP tinha o prazo de três meses para ser concluída. Nesta semana, o relator da comissão, o vereador Sidnei Telles (Podemos), informou que a comissão finalizou os trabalhos indicando a cassação da vereadora.

Diante disso, o caso foi levado para votação na Câmara em uma sessão especial. Na CP, a Câmara de Maringá processou denuncias: uma por improbidade administrativa e outra por quebra de decoro parlamentar. Por isso, foi feita uma votação para cada acusação.

No caso da quebra de decoro, Lauer foi absolvida, com 22 votos favoráveis a absolvição e 1 contra. Veja como foi a outra votação:

Votos favoráveis à cassação

  1. Akemi Nishimoto (PSD)
  2. Angelo Salgueiro (Podemos)
  3. Bravin Junior (PP)
  4. Diogo Altamir da Lotérica (PSDB)
  5. Flávio Mantovani (PSD)
  6. Guilherme Machado (PL)
  7. Italo Maroneze (PDT)
  8. Jeremias (PL)
  9. Lemuel do Salvando Vidas (PDT)
  10. Luiz Neto (AGIR)
  11. Majô (PP)
  12. Maninho (Republicanos)
  13. Mário Hossokawa (PP)
  14. Mário Verri (PT)
  15. Odair Fogueteiro (PP)
  16. Pastor Sandro (União)
  17. Professora Ana Lucia (PDT)
  18. Sidnei Telles (Podemos)
  19. Uilian da Farmácia (União)
  20. Willian Gentil (PP)

Votos contrários à cassação

  1. Daniel Malvezzi (Novo)
  2. Giselli Bianchini (PP)

O resultado final será comunicado pela presidência da Câmara de Maringá à Justiça Eleitoral.

Cris Lauer informou que não vai se manifestar no momento e marcou uma coletiva de imprensa prevista para às 9h desta quinta-feira (28), para se pronunciar sobre o caso.

Investigação

Em maio deste ano, Cris Lauer foi condenada pela Justiça por ato de improbidade administrativa. Ela deve devolver R$ 19.638,02 aos cofres públicos e pagar a mesma quantia em multa civil.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), detalhada na decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Maringá, a vereadora é suspeita de usar o serviço de advocacia do chefe de gabinete para processos particulares durante o horário de expediente.

"Com o término da fase investigativa, foi possível identificar a ocorrência de irregularidade cometida pela requerida por fazer uso de mão de obra de servidor público comissionado, por agente político, para fins particulares, o que caracteriza a prática de ato de improbidade administrativa [...]", consta na ação civil pública.

O MP-PR estima que o serviço foi prestado em oito processos. Um deles no dia 23 de fevereiro de 2021, em que Cris Lauer não foi a uma audiência pública porque estava, junto ao chefe do gabinete, em uma audiência virtual.

Em todas as ocasiões, de acordo com o MP-PR, a vereadora não usou recursos próprios para pagar pelo serviço, configurando "vantagem patrimonial".

O juiz Márcio Augusto Matias Perroni também decidiu que Cris Lauer deve pagar as custas processuais da ação civil pública.

Em junho, o vereador Mario Hossokawa (PP) registrou um boletim de ocorrência contra Cris. O parlamentar registrou que foi perseguido pela vereadora, com ataques à honra e à reputação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.