Pular para o conteúdo principal

Olha o decoro: conduta exemplar e o respeito à dignidade do Poder Legislativo e à confiança pública não devem faltar na postura parlamentar

Decoro parlamentar é o conjunto de normas e princípios éticos que regulam o comportamento de um parlamentar durante o exercício do seu mandato, visando a conduta exemplar e o respeito à dignidade do Poder Legislativo e à confiança pública. Violações a essas normas podem acarretar medidas disciplinares, como advertência, suspensão ou até mesmo a perda do mandato, e são tratadas por órgãos como o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Exemplo

A conduta de um vereador que usa palavras de baixo calão em plenário, ou que tem um comportamento que desrespeita o ambiente de uma casa legislativa, como usar boné, geralmente se configura como uma falta de decoro parlamentar. As casas legislativas possuem códigos de ética que estabelecem as condutas esperadas dos seus membros, e o uso de linguagem ofensiva ou o desrespeito a normas de conduta podem levar a sanções. 

Como é tratado na prática: 

Comissões de Ética:

As câmaras municipais e outras casas legislativas geralmente possuem comissões de ética que analisam e julgam casos de desrespeito ao decoro parlamentar.

Sanções:

O vereador pode ser punido com advertências, censuras ou outras sanções mais graves, dependendo da gravidade da infração e do regimento interno da câmara.

Obs: O uso de vestimentas como bonés e chapéus é proibido no plenário, pois desvirtua a postura profissional e o respeito devido ao órgão legislativo.

A função de vereador exige uma postura de decoro público e a aplicação de boas práticas de conduta, que não são compatíveis com o uso desse tipo de acessório.

Afastamento:

Em casos mais extremos, como o do vereador que usou palavrões, pode até mesmo haver um afastamento do cargo, dependendo das leis e do contexto da situação.

Em resumo, o uso de linguagem inadequada e a falta de respeito às normas de conduta são considerados comportamentos inaceitáveis em um ambiente legislativo e, por isso, caracterizam falta de decoro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.