Pular para o conteúdo principal

Suspeito de matar vereador e ex confessou crime a familiares antes da prisão

 

Suspeito de matar a ex-esposa Penélope de Brito e o vereador Thiciano Ribeiro na manhã desta quarta-feira (27), o guarda municipal Francisco Fernando Castro teria confessado o crime a familiares, que o orientaram a se entregar à polícia. Segundo o delegado Anchieta Nery, diretor de inteligência da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-I) que participou diretamente das diligências, denúncias anônimas também ajudaram na localização do suspeito. 

“Conseguimos efetuar a prisão, com o apoio da sociedade piauiense, por meio das informações de denúncias anônimas, dos vizinhos dos bairros em que a gente esteve, Promorar e Parque Piauí (...) Ele confessou esse delito para alguns familiares, falou da situação de desespero. Os familiares os orientaram a se entregar e essa foi a dinâmica em que a gente chega, encontra e dá voz de prisão em flagrante”, afirmou. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um vídeo de câmera de segurança registrou o momento exato em que Francisco foi abordado pela polícia e preso. As imagens mostram os agentes descendo de um carro descaracterizado e interceptando o suspeito em um veículo que teria sido usado na fuga do local do crime. Com ele, os policiais localizaram duas armas e uma quantidade de dinheiro. Uma das suspeitas é que a ação tenha sido prometida.

“Ele saiu de Parnaíba na noite de ontem, aproximadamente às 00h27, veio com o intuito de praticar esse crime, que é difícil de ser evitado, porque é um crime passional. Rapidamente conseguimos essa localização e fizemos a prisão (...) Foi encontrado com ele uma soma de dinheiro. Isso indica que ele pode ter se organizado para praticar esse crime e que pensava em fugir. É uma possibilidade”, disse o delegado. 

Francisco também é guarda municipal em Parnaíba e ex-marido de Penélope de Brito, de quem estava separado há cinco meses. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Após a prisão, o suspeito foi levado ao Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), onde presta depoimento. “O indivíduo está preso, sendo autuado em flagrante pela autoridade policial de plantão, que coincidentemente é a delegada de Feminicídio. Trata-se de um crime que nenhum aparato policial poderia evitar, mas a resposta do Estado foi dada de maneira eficiente", disse o delegado Francisco Costa, coordenador do DHPP. 

O inquérito policial deve ser concluído em até dez dias, mas a suspeita inicial é que se trata de um crime de feminicídio. "Temos um crime que demonstra a passionalidade, contudo, a investigação criminal de seguimento, aos autos do inquérito policial, que agora temos dez dias para concluir, é que vai realmente dar toda a radiografia, todo o corpo de delito de como o crime foi praticado", pontuou o coordenador. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

 

Ao concluir a coletiva de imprensa, o diretor de inteligência da SSP reforçou a importância das mulheres denunciarem qualquer situação de violência.

"Fica o meu apelo a todas as mulheres que estão se sentindo ameaçadas. Não precisa nem ter sido ameaçada, mas se sentindo, achando que corre algum risco, procure o atendimento especializado por meio do whatsapp, você não precisa nem ir à delegacia inicialmente”, frisou o delegado, que reforçou ainda a necessidade de reforçar as ações de suporte às vítimas. 

“Não podemos nunca culpar uma mulher por ela ter sido vítima de alguma violência e não ter procurado o Estado antes. É uma situação muito difícil. Temos que construir essa segurança na mente e segurança de todas as mulheres, saber que em qualquer contexto de dúvida ela pode procurar o Estado”, enfatizou

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.