Pular para o conteúdo principal

Esquecer não é uma opção’, diz Andrea Beltrão sobre ditadura que ainda reverbera no Brasil

Entre os dias 8 de agosto e 5 de setembro, no Teatro Fundação Armando Alvares Penteado (Faap), em São Paulo, começa a nova temporada da aclamada peça Lady Tempestade, estrelada por Andrea Beltrão, com direção de Yara de Novaes e dramaturgia de Sílvia Gomez.  

O espetáculo rememora o período da ditadura militar (1964-1985) através da história de Mércia Albuquerque, uma advogada pernambucana que dedicou a vida para cuidar de pessoas que padeceram nas mãos do Estado. Andrea interpreta A., uma mulher que tem contato com os manuscritos dos diários de Mércia, escritos entre 1973 e 1974, e se vê atravessada pelos relatos de coragem e resistência do passado.  

Nesta edição do Conversa Bem Viver, Andrea Beltrão conta como é fazer essa personagem que tem contato com relatos tão fortes e intensos sobre a vida de Mércia, uma mulher corajosa que enfrentou muitas batalhas durante a ditadura. “Hoje nós recebemos essas informações tão duras e tentamos, às vezes, esquecer o que aconteceu. Só que esquecer não é uma opção, definitivamente”, relata Beltrão.

Ao mesmo tempo em que o passado é revisitado através da memória e dos escritos de Mércia, a peça também suscita questões políticas muito atuais.  

“Na verdade, quando a gente resolveu fazer essa peça sobre a Mércia Albuquerque, não foi só na intenção de homenageá-la. Não que ela não mereça, […] mas a Mércia, além de ter sido tão importante no momento dela, é uma figura, uma mulher que fala ainda hoje. No momento atual em que a gente vive, um momento perigoso, apavorante, delicado, difícil e toda essa história de autoritarismo, ela não para de reverberar para gente, em 2025”, explica Andrea Beltrão.

Após uma primeira temporada que emocionou o público e fez com que os ingressos esgotassem em todas as sessões, a nova temporada de Lady Tempestade promete repetir o feito e entregar muita emoção e sensibilidade ao público, em mais uma história que não deve ser esquecida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!