Pular para o conteúdo principal

Trump cai nas pesquisas de opinião nos Estados Unidos enquanto impõe tarifa sobre Brasil

Enquanto o presidente Donald Trump impõe tarifas arbitrárias a países ao redor do mundo e tenta chantagear o governo brasileiro para que interfira no judiciário e conceda uma anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro, sua popularidade doméstica caiu significativamente. Uma pesquisa recente do Gallup indica que Trump tem a menor taxa de aprovação de 37% de qualquer presidente neste momento, em seu primeiro ou segundo mandato, desde 1961, durante os primeiros seis meses de John F. Kennedy na Casa Branca.

Os dados mostram que os eleitores independentes, que não são democratas nem republicanos, viraram as costas para o presidente.

De acordo com uma pesquisa Atlas realizada entre 13 e 17 de julho, a taxa geral de aprovação de Trump em relação ao seu mandato é atualmente de 44,3%, uma queda em relação aos 50,1% registrados em janeiro. No mesmo período, sua desaprovação aumentou de 49,7% para 54,9%, um salto de cinco pontos percentuais. Em uma pesquisa recente da Gallup, 64% dos independentes declararam ter uma opinião negativa sobre o desempenho de Trump.

Isso pode significar uma derrota nas eleições de meio de mandato de 2026, quando os eleitores escolherão todos os membros da Câmara e um terço de todos os senadores.

Dado que os republicanos têm uma maioria de três representantes na Câmara e uma maioria de quatro no Senado, é possível que a câmara baixa do Congresso dos EUA se incline para os democratas. As chances no Senado são menores, considerando as cadeiras em disputa. No entanto, isso pode significar que a agenda de direita radical de Trump pode ser bloqueada ou, pelo menos, significativamente desacelerada durante seus últimos dois anos no cargo.

As pesquisas são sempre uma foto instantânea no tempo, refletindo como uma amostra aleatória da população está reagindo em um determinado momento. Embora seja possível observar tendências, a forma tumultuada como Trump governa significa que quase tudo pode acontecer. Além disso, os institutos de pesquisa têm tido dificuldade em captar os sentimentos políticos dos apoiadores de Trump, subestimando seu peso real nos resultados eleitorais. Nesse sentido, é difícil prever o que pode ocorrer nos próximos dezessete meses.

Ainda assim, o apoio a Trump parece estar diminuindo. Como em muitas eleições recentes, eleitores independentes ou “indecisos” podem determinar os resultados das eleições de 2026, seja migrando para candidatos democratas ou, se desiludidos com a governança de Trump, decidindo não votar.

Perguntas feitas sobre políticas específicas de Trump na pesquisa revelam que, em todas as questões, exceto defesa nacional, o apoio ao presidente está diminuindo. Quando questionados sobre imigração, que a maioria dos observadores políticos atribui como um dos dois principais motivos da vitória de Trump, 54% dos entrevistados desaprovam suas políticas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.