Pular para o conteúdo principal

Eventos em Brasília marcam dia de homenagens a Miguel Arraes e Eduardo Campos

Eventos em Brasília marcaram, nesta quarta-feira (13), os 20 anos de falecimento de Miguel Arraes (1916-2005) e os 11 de Eduardo Campos (1965-2014). Uma missa na Paróquia São Miguel Arcanjo e Santo Expedito e uma sessão solene na Câmara dos Deputados reuniram familiares e amigos dos ex-governadores. Em comum, as solenidades destacaram a atemporalidade do legado dos homenageados, marcado por condutas políticas que até hoje seguem promovendo inspiração.

Pela manhã, a missa foi conduzida pelo padre capelão militar Welbert de Oliveira, que falou da crença na vida eterna e da missão dos governantes. O pároco chamou de providência o fato de 13 de agosto ser também o dia de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira. Ele associou a vida dela, que foi “comprometida com o altruísmo, com o bem ao próximo”, ao papel de quem é eleito para governar. “A primeira missão do governante é o cuidado com a vida do povo”, comparou.

No início da tarde, no plenário da Câmara, uma sequência de discursos emocionados marcou a data. O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, lembrou que, apesar de Arraes ter deixado o Governo de Pernambuco em 1998, políticas públicas implantadas por ele seguem sendo lembradas quase 30 anos depois. “Grande parte dos programas e das ações que hoje existem em Pernambuco tem mais de três décadas e vocês não têm ideia da quantidade de gente que, todos os dias, conta uma história ou faz um depoimento do que foi a presença dele na vida política de Pernambuco”, afirmou.

João Campos falou também da saudade do pai, Eduardo, e destacou o legado dele e de Arraes como um farol em meio aos desafios da atualidade. “Que a gente possa defender a soberania brasileira, não baixar a cabeça para arroubos autoritários, sejam eles vindos de nosso país ou de fora. Que a gente possa defender um povo livre e soberano, fazendo a luta popular que precisa ser feita e que todos nós que ocupamos espaços de poder façamos valer a história e o nome de Miguel Arraes de Alencar, que trabalhou muito, literalmente a sua vida, para que essas novas gerações tivessem um Brasil melhor”, disse.

Para o deputado federal Pedro Campos, líder do PSB na Câmara e também bisneto de Arraes, a homenagem “é justa e, acima de tudo, necessária”. “Lembrar de Arraes é lembrar de soberania nacional. Ele, que aprendeu com tanta dureza a amar o Brasil de longe, sendo proibido de estar no seu país, junto com boa parte da família, vivendo no exílio, aumentando seu amor pelo Brasil e com o entendimento de que seu país tem a vocação de ser uma nação soberana e que ela só nasce da soberania do povo, do direito de as pessoas terem um ponto de luz, uma renda e conhecerem sua história e cultura”, avaliou.

A sessão solene foi proposta pelas deputadas Maria Arraes (Solidariedade) e Lídice da Mata (PSB) e contou com a presença de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, dirigentes partidários e outras lideranças. Também foram lembradas as outras vítimas do acidente aéreo ocorrido durante a campanha de Eduardo Campos à presidência da República em 2014: Carlos Percol, Pedro Valadares, Alexandre Severo, Marcelo Lira, Marcos Martins e Geraldo Magela.

Ao final da sessão solene, foi realizado o descerramento da placa que oficializa a mudança do nome da sala do Colégio de Líderes para Sala de Líderes Miguel Arraes. A proposição, também da deputada Maria Arraes e aprovada em plenário, marca a perpetuação do nome do ex-governador e ex-deputado no Congresso Nacional, a casa de debates da política brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!