Pular para o conteúdo principal

Eventos em Brasília marcam dia de homenagens a Miguel Arraes e Eduardo Campos

Eventos em Brasília marcaram, nesta quarta-feira (13), os 20 anos de falecimento de Miguel Arraes (1916-2005) e os 11 de Eduardo Campos (1965-2014). Uma missa na Paróquia São Miguel Arcanjo e Santo Expedito e uma sessão solene na Câmara dos Deputados reuniram familiares e amigos dos ex-governadores. Em comum, as solenidades destacaram a atemporalidade do legado dos homenageados, marcado por condutas políticas que até hoje seguem promovendo inspiração.

Pela manhã, a missa foi conduzida pelo padre capelão militar Welbert de Oliveira, que falou da crença na vida eterna e da missão dos governantes. O pároco chamou de providência o fato de 13 de agosto ser também o dia de Santa Dulce dos Pobres, a primeira santa brasileira. Ele associou a vida dela, que foi “comprometida com o altruísmo, com o bem ao próximo”, ao papel de quem é eleito para governar. “A primeira missão do governante é o cuidado com a vida do povo”, comparou.

No início da tarde, no plenário da Câmara, uma sequência de discursos emocionados marcou a data. O prefeito do Recife e presidente nacional do PSB, João Campos, lembrou que, apesar de Arraes ter deixado o Governo de Pernambuco em 1998, políticas públicas implantadas por ele seguem sendo lembradas quase 30 anos depois. “Grande parte dos programas e das ações que hoje existem em Pernambuco tem mais de três décadas e vocês não têm ideia da quantidade de gente que, todos os dias, conta uma história ou faz um depoimento do que foi a presença dele na vida política de Pernambuco”, afirmou.

João Campos falou também da saudade do pai, Eduardo, e destacou o legado dele e de Arraes como um farol em meio aos desafios da atualidade. “Que a gente possa defender a soberania brasileira, não baixar a cabeça para arroubos autoritários, sejam eles vindos de nosso país ou de fora. Que a gente possa defender um povo livre e soberano, fazendo a luta popular que precisa ser feita e que todos nós que ocupamos espaços de poder façamos valer a história e o nome de Miguel Arraes de Alencar, que trabalhou muito, literalmente a sua vida, para que essas novas gerações tivessem um Brasil melhor”, disse.

Para o deputado federal Pedro Campos, líder do PSB na Câmara e também bisneto de Arraes, a homenagem “é justa e, acima de tudo, necessária”. “Lembrar de Arraes é lembrar de soberania nacional. Ele, que aprendeu com tanta dureza a amar o Brasil de longe, sendo proibido de estar no seu país, junto com boa parte da família, vivendo no exílio, aumentando seu amor pelo Brasil e com o entendimento de que seu país tem a vocação de ser uma nação soberana e que ela só nasce da soberania do povo, do direito de as pessoas terem um ponto de luz, uma renda e conhecerem sua história e cultura”, avaliou.

A sessão solene foi proposta pelas deputadas Maria Arraes (Solidariedade) e Lídice da Mata (PSB) e contou com a presença de senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, dirigentes partidários e outras lideranças. Também foram lembradas as outras vítimas do acidente aéreo ocorrido durante a campanha de Eduardo Campos à presidência da República em 2014: Carlos Percol, Pedro Valadares, Alexandre Severo, Marcelo Lira, Marcos Martins e Geraldo Magela.

Ao final da sessão solene, foi realizado o descerramento da placa que oficializa a mudança do nome da sala do Colégio de Líderes para Sala de Líderes Miguel Arraes. A proposição, também da deputada Maria Arraes e aprovada em plenário, marca a perpetuação do nome do ex-governador e ex-deputado no Congresso Nacional, a casa de debates da política brasileira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.