Máquina de Raio-X do hospital de Afrânio quebrada há mais de 03 meses faz pacientes questionarem: "tem grana para gastos milionários com festa passageira e não tem para consertar a máquina de raio-x"?
![]() |
Imagens ilustrativas |
Em algumas cidades do Nordeste, observa-se um padrão de gastos elevados com festas milionárias e passageiras, mesmo em situações de emergência financeira ou com restrições orçamentárias delicadas. Isso tem gerado observações de pessoas sensatas com questionamentos sobre a priorização de gastos com entretenimento em detrimento de outras necessidades básicas.
Muitos gestores atuais preocupados exclusivamente com a vaidade cinematográfica e fictícia das imagens produzidas por profissionais muito bem pagos para as redes sociais, de tão malas que são, contratam com o nosso dinheiro empresas especializadas em embelezamento estético urbano para embelezar o local do evento e adjacências objetivando ganhar a visão da maioria nos 03 dias da festa e conseguir com isso camuflar as necessidades urgentes da população com esse encantamento visótico proposital através das imagens bonitas previamente projetadas para tal finalidade.
Pois bem, crítica infundada é aquela que não tem fundamento, que não tem procedência, no entanto é papel do senso crítico social em prol do melhor para o povo buscar a veracidade dos fatos e apontar com precisão as falhas de uma gestão que prejudicam, inclusive a saúde do povo.
Afrânio no Sertão do São Francisco em Pernambuco, está com a máquina de Raio-X quebrada há mais de 03 meses, os raios X dos casos mais urgentes estão sendo feitos em clínicas particulares. Deslocamento indevido dos pacientes, custos desnecessários para o municipio enquanto que a máquina comprada para atender as demandas municipais está encostada como se não fosse uma prioridade cuidar com urgência do que cuida da saúde do povo.
Diante dessas razoáveis informações repassadas ao blog por populares parentes de pacientes, que pediram sigilo sobre a fonte informativa é inevitável o seguinte questionamento.
O que é mais importante, a saúde para uma vida inteira ou a farra de 03 dias apenas? - Ah, mas porque uma coisa tem a ver com a outra? - É simples responder, porque além de sabermos que sem saúde não há motivos para festa, também podemos acrescentar que como diz a legislação, o dinheiro público pode ser gasto com festas sim, desde que os problemas de ordem social sejam prioridades, ou que é interessante se ter festas mas que é mais interessante ainda não esquecer da prioridade chamada saúde pública fundamentada em lei e defendida inúmeras vezes pelos Ministérios Públicos dos Estados.
Assim sendo, podemos portanto concluir afirmando que ruas bem ornamentadas e shows caríssimos não causam de imediato ou pelo menos nos dias do evento tristeza a quase ninguém, isso é fato, mas a espera por um atendimento na saúde é frustrante e gera tristeza tanto nos pacientes quanto nos acompanhantes e familiares.
Saúde pública, direito do cidadão e dever do município. Não é um mérito da gestão é uma obrigação constitucionalmente assegurada em lei. Não trata-se de um debate a favor e outro contra, trata-se de sensibilidade administrativa e direito social com verba pública destinada para este fim.
Obs: o papel verdadeiro de uma imprensa séria e comprometida com o social é simplesmente cumprir com o seu papel
Reportagem GSILVA
E se chegar algum paciente a noite precisando fazer um fazer um RX, vai ficar até o dia amanhecer pra se deslocar até outra cidade? Isso é o cumulado absurdos
ResponderExcluir