Pular para o conteúdo principal

Extorsão ao extremo: é ilegal cobrar taxa adicionada ao pagamento via pix

O GSI foi informado de que existem comércios em um conhecido povoado de Afrânio que estão extorquindo as pessoas cobrando taxas de 15 e 30 reais para fazer um pix de 100 reais por exemplo, para uma pessoa que está precisando efetuar um  pagamento via pix mas só dispõe do dinheiro em espécie, tipo, ao invés do comerciante fazer o pix de 100 e receber os mesmos 100 em espécie da pessoa que já é seu cliente, o comerciante faz a troca, mas a pessoa tem que pagar 15 ou 30 reais adicionais, ou seja ao invés de pagar 100 tem que pagar 115 ou 130 reais.

Acontece que:

Comercios não podem cobrar taxas adicionais em um pagamento à vista em Pix. A cobrança de taxas de R$ 15 ou R$ 30 para converter dinheiro em espécie para Pix é uma prática ilegal e um golpe. Se você se deparar com essa situação, você deve desconfiar da prática, verificar se ela é um golpe e denunciar a empresa aos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. 

Por que é ilegal 

Lei do Consumidor:

Uma medida provisória publicada pelo Governo Federal em janeiro de 2025 define como prática abusiva cobrar valores adicionais por pagamentos via Pix à vista.

Equivalência com Espécie:

O pagamento feito por Pix à vista equipara-se ao pagamento em espécie, não incidindo tributo ou encargo adicional sobre ele.

O que fazer

1. Não aceite a cobrança:

Recuse o pagamento da taxa e use o dinheiro em espécie para pagar em qualquer estabelecimento, como se o pagamento em Pix fosse um pagamento em espécie. 

2. Verifique o estabelecimento:

Caso a empresa insista na cobrança, desconfie e não se deixe enganar por tentativas de fraude. 

3. Denuncie:

Denuncie essa prática abusiva aos órgãos de defesa do consumidor. O Ministério da Justiça e Segurança Pública disponibiliza canais digitais para orientação e denúncia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.