Pular para o conteúdo principal

Integração no combate à violência: Operação Vale do São Francisco Seguro é realizada pela segunda vez


Seguindo a política de combate à criminalidade, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) ao lado da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), lançaram, na manhã desta sexta-feira (26), a Operação Vale do São Francisco Seguro II, operação conjunta que conta com 800 agentes das Forças de Segurança de ambos estados e segue até o próximo domingo (28).

Entre as ações previstas, estão o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão em aberto, além de uma presença policial acentuada nos bairros, das cidades limítrofes, que concentram os maiores índices de homicídios por brigas de tráfico de drogas, facções criminosas, crimes contra o patrimônio, dentre outros delitos.

Na linha de frente da operação, que teve start desta vez em Juazeiro, estava o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e o subsecretário da Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira. “Ações como esta reforçam o fortalecimento e a integração das forças de Segurança Pública no combate à violência. Com essa união quem ganha são os cidadãos dos dois estados“, pontuou Alessandro. “A nossa missão sempre será a integração entre as Forças da Segurança no combate a criminalidade. Garantir a segurança dos cidadãos baianos e pernambucanos é o principal foco da operação”, declarou o subsecretário da SSP, Marcel de Oliveira.

De Pernambuco também estiveram presentes o subcomandante da Polícia Militar, cel Ricardo Lopes; o delegado-geral da Polícia Civil, Renato Rocha; o comandante Geral dos Bombeiros, Francisco Cantarelli e o gerente geral de Polícia Científica, Fernando Benevides. Pela Bahia, além do subsecretário marcaram presença o superintendente de Inteligência da SSP, Rogério Dourado, o comandante de Policiamento da Região Norte, coronel Wildon Teixeira, entre outras autoridades.

Pela Polícia Militar, a operação viabiliza a ampliação do efetivo empregado no Sertão do São Francisco. Os militares reforçam a presença nos locais de grande fluxo, como orlas, parques, ciclovias e ciclofaixas, assim como demais áreas de lazer. Setores bancários e centros comerciais também são contemplados. Além das ações ostensivas, ações preventivas estarão sendo realizadas através das campanhas do Alerta Celular e Bike e de combate à Violência Contra Mulher.

Durante todo o período de operação, o reforço na delegacia de plantão de Petrolina será garantido para a ampliação no atendimento das ocorrências das demais Forças de Segurança que estarão atuando nas cidades. Integrantes da Polícia Científica pernambucana também estarão atuando na segunda fase da Operação realizando perícias em vestígios apreendidos e atendimentos na unidade regional de medicina legal.

Além das polícias Militar e Civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE), também está envolvido nas ações integradas dando apoio aos bombeiros militares baianos. Em Petrolina, o CBMPE intensificará fiscalizações com a operação Bar Seguro, atuando, também, na remoções e salvamentos de acidentados e vítimas de violência. Além de contar com Motos Aquáticas de Salvamento para atuar no Rio São Francisco.

Já o Grupamento Tático Aéreo (GTA), de Pernambuco e o Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia atuarão no patrulhamento aéreo ostensivo na região do Vale do São Francisco, dando todo o apoio necessário para o cumprimento dos mandados e outras ações que são realizadas por terra.

REVISTA – Com a participação de policiais militares do 2° BIESP e de policiais penais da Secretaria de Administração Penitenciária e de Ressocialização do Governo de Pernambuco, também houve *evista na penitenciária Edvaldo Gomes, em Petrolina.

REUNIÃO INTEGRADA – Haverá ainda na manhã desta sexta-feira (26/07) a *X*ª Reunião Integrada de Segurança Pública no Vale do São Francisco, no Grande Hotel Juazeiro, com a presença do secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, e do subsecretário de Segurança Pública da Bahia, Marcel de Oliveira.

OPERAÇÕES PCPE – No início da manhã desta sexta (26/07) a Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito da Operação Vale do São Francisco Seguro II, desencadeou a 38ª Operação de Repressão Qualificada (ORQ) do ano, denominada “ESCROQUE”. Vinculada a 4ª Deccor/Diresp resultou no cumprimento de 10 mandados de busca e apreensão.

Também foi desencadeada a Operação de Intervenção Tática (OIT) denominada Paralelo 8, que deu cumprimento a 5 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva.

O efetivo utilizado pela PCPE nas operações de hoje, foi de 95 policiais civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães.

As ações foram realizadas nas cidades de Petrolina, Lagoa Grande, Dormentes e Custódia, cidades pernambucanas e, em Juazeiro, na Bahia.

Durante a realização da Operação Vale do São Francisco Seguro II ainda serão realizadas pela PCPE, diversas atividades investigativas durante o final de semana, com o escopo de instruir inquéritos de tráfico de drogas, MVI e CVP.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...