Semana será com chuvas todos os dias em 9 estados e com alerta de onda de calor para 5 estados; veja os detalhes
A primavera chegou e o aumento das temperaturas é algo marcante neste início de estação, principalmente nos meses de setembro e outubro, quando se dá o pico da transição do período seco para o úmido.
Falando em período úmido e chuvas, nos próximos dias, os sistemas de precipitação ficam concentrados na Região Sul, trazendo impactos pontuais em parte dos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Esse padrão favorece o tempo mais firme em boa parte do Brasil Central e o aquecimento, resultando em temperaturas próximas dos 40°C por vários dias.
Além disso, os ventos de leste favorecem o transporte de umidade do oceano em direção ao leste do Nordeste e, consequentemente, para chuvas constantes. No Norte, pancadas de chuva continuam na parte oeste da Região devido à umidade e ao calor.
Assim, as chuvas serão constante ao longo da semana em 9 estados:
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Paraná
- Acre
- Rondônia
- Amazonas
- Sergipe
- Alagoas
- Pernambuco
As temperaturas elevadas e o calor vão atingir boa parte do Brasil, mas a configuração de uma onda de calor será apenas para parte de 5 estados:
- São Paulo
- Minas Gerais
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
A seguir trazemos mais informações com detalhes e alertas para cada evento nesta segunda-feira (29) até a sexta-feira (3).
Chuva: pancadas, tempestades e eventos fracos e contínuos
As chuvas serão constantes nos próximos dias, mas ocorrendo de forma diferente em cada umas das regiões supracitadas. De pancadas isoladas a chuvas fracas e tempestades severas.
Região Sul: pancadas isoladas a tempestades severas
Na segunda-feira (29), as chuvas acontecem na forma de pancadas isoladas, mas com possibilidade de tempestades pontuais. Os primeiros eventos acontecem entre o meio e o fim da manhã no extremo oeste de Santa Catarina, no oeste do Paraná e na divisa entre o oeste e o norte paranaense.
No período da tarde, as instabilidades se espalham mais para sul, mas se mantendo sobre o oeste e sudoeste do Paraná, mas aumentando a abrangência no oeste de Santa Catarina. Mais para o fim do dia, atuam também sobre o noroeste do Rio Grande do Sul. Há a possibilidade de tempestades intensas por volta do fim da tarde e início da noite. Esse alerta se mantém ao longo da noite, incluindo o oeste gaúcho.
Na terça-feira (30), as chuvas se tornam mais abrangentes e intensas levando risco para boa parte do Sul do Brasil.
Comentários