Pular para o conteúdo principal

Jair Bolsonaro é condenado por tentativa de golpe de Estado


Ministros do STF Alexandre de Moraes e Carmem Lucia
Ministros do STF Alexandre de Moraes e Carmem Lucia   Divulgação/STF

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou maioria para condenar Jair Bolsonaro e outros sete integrantes do núcleo central da tentativa de golpe de Estado.

Os ministros formaram consenso pela condenação dos réus pelos crimes de organização criminosa, tentativa de golpe, tentativa de abolição violenta do Estado democrático de direito, dano ao patrimônio da União e deterioração de bem tombado.

Até quarta-feira, já havia maioria para condenar Mauro Cid e Walter Braga Netto especificamente por tentativa de golpe. Com o voto da ministra Cármen Lúcia, concluído nesta quinta-feira (11), a tendência se estendeu a todos os oito acusados apontados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como peças-chave da articulação golpista.

Em sua manifestação, Cármen Lúcia destacou que Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, além de candidato a vice na chapa de Bolsonaro, “atuou amplamente” para sustentar a conspiração.

“Está comprovado. Ele atuou desde sempre, participando de reuniões, enviando mensagens, fomentando violência e coação, inclusive contra o general Freire Gomes. Trabalhou para manter mobilizações em frente aos quartéis, alimentando a expectativa de que algo ainda aconteceria, de modo a evitar o esvaziamento total dos acampamentos”, afirmou a ministra.

Cármen também apontou que Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), participou da formulação de ideias que fundamentaram o plano de ruptura. Segundo ela, a tese de que Heleno teria se afastado de Bolsonaro no fim do governo não encontra respaldo nos autos.

A ministra votou ainda pela condenação de Paulo Sérgio Nogueira, Alexandre Ramagem, Almir Garnier e Mauro Cid em todos os cinco crimes listados pela acusação. Ao concluir, declarou.

“O Brasil só vale a pena porque conseguimos manter o Estado democrático”.

Cármen foi a quarta integrante da Turma a votar. Antes dela, Alexandre de Moraes, relator do processo, e Flávio Dino já haviam se posicionado pela condenação de todos os acusados. O ministro Luiz Fux divergiu: votou apenas pela condenação de Mauro Cid e Braga Netto, e somente pelo crime de tentativa de abolição do Estado democrático de direito, absolvendo os demais, inclusive Bolsonaro.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.