Pular para o conteúdo principal

Quando sai o resultado do julgamento de Bolsonaro e aliados na trama golpista?

Com o início do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e do núcleo crucial da trama golpista no Supremo Tribunal Federal (STF) na última terça-feira (2/9), surgem dúvidas sobre quando, de fato, será proclamado o resultado. A expectativa é que o julgamento seja finalizado, com o anúncio do resultado, na última sessão extraordinária, marcada para o dia 12 de setembro. No entanto, há possibilidade de prorrogação.

A execução da pena, entretanto, só ocorre após o trânsito em julgado, quando todas as possibilidades de recurso tiverem sido superadas. Após o resultado, caso não seja unânime e tenha, pelo menos, dois votos divergentes, os réus poderão apresentar embargos infringentes, o que poderia levar o caso ao plenário e, consequentemente, prolongar o julgamento. Essa é uma das apostas dos réus para que o caso seja apreciado por todos os ministros da corte.

Os embargos infringentes permitem a reavaliação do mérito em decisões não unânimes que sejam desfavoráveis aos réus. Quando isso acontece em uma turma, além de passar a ser apreciado pelo plenário, o processo ganha um novo relator.

Além disso, há chances de um dos ministros pedir vista no processo para ter mais tempo para analisá-lo. Uma mudança no regimento da corte em 2022 limitou o prazo para a devolução automática do processo em 90 dias corridos, contados da publicação da ata do julgamento.

Após o ministro Luiz Fux se consolidar como a voz dissonante dentro da 1ª Turma sobre a trama golpista, surgiu a especulação de que ele poderia pedir vista no processo. Durante a análise das "questões preliminares" em março, o ministro divergiu dos colegas sobre a competência STF e da 1ª Turma para julgar o caso.

Na ocasião, Fux entendeu que o julgamento deveria ser apreciado plenário, e não pela turma. Em julho, o ministro votou contra medidas cautelares impostas pelo ministro Alexandre de Moraes a Bolsonaro, como o uso de tornozeleira eletrônica.

Contudo, conforme mostrou a analista de Judiciário do JOTA, Flávia Maia, na leitura do relatório, Moraes citou a participação de Fux no decorrer do processo – fala que foi interpretada por advogados dos réus e pela imprensa como um recado da desnecessidade de um pedido de vista.

Quando serão as próximas sessões de julgamento?

  • 9/9 (terça-feira), às 9h e às 14h
  • 10/9 (quarta-feira), às 9h
  • 12/9 (sexta-feira), às 9h e às 14h

Quais são os próximos passos do julgamento?

Com a conclusão das sustentações orais dos advogados dos réus nesta semana, a partir da próxima terça-feira (3/9) começa a leitura dos votos. O primeiro será o ministro Alexandre de Moraes, relator da Ação Penal (AP) 2668.

Em sua manifestação, o ministro analisará questões preliminares suscitadas pelas defesas dos acusados, como pedido de anulação da delação premiada de Mauro Cid, solicitações de absolvição, pedidos para retirar o caso do STF, entre outros.

Além disso, Moraes poderá solicitar que a turma decida imediatamente sobre as questões preliminares ou deixe a análise dos quesitos para votação conjunta com o mérito. Depois dele, votam os demais integrantes da 1ª Turma na seguinte sequência: Flávio DinoLuiz FuxCármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A condenação ou absolvição ocorrerá com o voto da maioria de três dos cinco ministros da turma, sendo suscetíveis a recurso. Se houver condenação, os ministros votam para decidir, por maioria, a pena a ser fixada para cada réu. O cálculo levará em conta a participação de cada um dos réus nas atividades criminosas.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.