Pular para o conteúdo principal

Brasileiros confiam mais em igrejas do que no presidente, STF e Congresso, diz pesquisa Quaest

Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta segunda-feira (8) mostra que as igrejas, tanto a Católica quanto as evangélicas, estão entre as instituições que mais despertam confiança nos brasileiros, superando instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Presidência da República e o próprio Congresso Nacional.

De acordo com o levantamento, 73% dos entrevistados afirmam confiar na Igreja Católica, enquanto apenas 25% dizem não confiar, resultando em um saldo positivo de +48 pontos percentuais, o maior entre todos os setores avaliados. As igrejas evangélicas também aparecem em destaque, com 65% de confiança contra 32% de desconfiança.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o CEO da Quaest Pesquisa, Felipe Nunes, destacou que a assimetria de deve a três fatores, sendo o primeiro a Proximidade Social: “igrejas oferecem pertencimento e apoio regular no território (bairro/comunidade), o que sustenta confiança mesmo em crise”.

Já o segundo seria o “Ordem” vs. “processo”, uma vez que “fé e força são associadas a valores de ordem e proteção; Congresso/STF/Presidência operam em arenas de conflito e negociação, onde o ‘resultado’ é difuso e a frustração é mais visível”.

Por fim, Nunes pontua que a “polarização e campanhas de deslegitimação elevam o custo reputacional das instituições políticas, enquanto redes reforçam viés de confirmação – ampliando o ceticismo sobre a política institucional”.

A Polícia Militar e as Forças Armadas seguem logo atrás, com níveis de confiança elevados: 71% e 70%, respectivamente, ambos com saldo positivo superior a +40 pontos.

Quando o assunto envolve a política institucional, os números caem. A Presidência da República e a imprensa registraram índices idênticos, com 54% de confiança contra 44% de desconfiança. O Supremo Tribunal Federal (STF) aparece ainda mais dividido, com 50% de confiança e 47% de desconfiança.

“É um patamar elevado de desconfiança, mas há saldo positivo para a imprensa (54% confiam x 44% não). Num ambiente de redes onde 57% dizem não confiar, a imprensa segue funcionando como âncora de verificação – porém sob fogo cruzado de narrativas polarizadas. O recado é duplo: há espaço para fortalecer transparência editorial e educação midiática, mas também para valorizar o jornalismo profissional como antídoto à desinformação”, avalia Felipe Nunes.

Já o Congresso Nacional registrou mais desconfiança do que confiança. No Legislativo são 52% que não confiam contra 45% que confiam.

Partidos políticos com menos confiança do que juíz de futebol

Na visão dos brasileiros, os partidos políticos são as instituições menos confiáveis do país e ficam atrás até dos juízes de futebol. Segundo a Genial/Quaest, 63% da população não confia nas siglas, contra 36%. Por outro lado, 52% desconfiam dos árbitros de futebol e 43% confiam.

Na base do ranking estão as redes sociais. Apenas 41% dos brasileiros dizem confiar nos conteúdos vinculados nestas plataformas, enquanto 57% não confiam, resultando em saldo de -16 pontos.

A pesquisa entrevistou 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.