Pular para o conteúdo principal

Brasileiros confiam mais em igrejas do que no presidente, STF e Congresso, diz pesquisa Quaest

Uma pesquisa divulgada pela Genial/Quaest nesta segunda-feira (8) mostra que as igrejas, tanto a Católica quanto as evangélicas, estão entre as instituições que mais despertam confiança nos brasileiros, superando instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF), a Presidência da República e o próprio Congresso Nacional.

De acordo com o levantamento, 73% dos entrevistados afirmam confiar na Igreja Católica, enquanto apenas 25% dizem não confiar, resultando em um saldo positivo de +48 pontos percentuais, o maior entre todos os setores avaliados. As igrejas evangélicas também aparecem em destaque, com 65% de confiança contra 32% de desconfiança.

Em entrevista ao Diario de Pernambuco, o CEO da Quaest Pesquisa, Felipe Nunes, destacou que a assimetria de deve a três fatores, sendo o primeiro a Proximidade Social: “igrejas oferecem pertencimento e apoio regular no território (bairro/comunidade), o que sustenta confiança mesmo em crise”.

Já o segundo seria o “Ordem” vs. “processo”, uma vez que “fé e força são associadas a valores de ordem e proteção; Congresso/STF/Presidência operam em arenas de conflito e negociação, onde o ‘resultado’ é difuso e a frustração é mais visível”.

Por fim, Nunes pontua que a “polarização e campanhas de deslegitimação elevam o custo reputacional das instituições políticas, enquanto redes reforçam viés de confirmação – ampliando o ceticismo sobre a política institucional”.

A Polícia Militar e as Forças Armadas seguem logo atrás, com níveis de confiança elevados: 71% e 70%, respectivamente, ambos com saldo positivo superior a +40 pontos.

Quando o assunto envolve a política institucional, os números caem. A Presidência da República e a imprensa registraram índices idênticos, com 54% de confiança contra 44% de desconfiança. O Supremo Tribunal Federal (STF) aparece ainda mais dividido, com 50% de confiança e 47% de desconfiança.

“É um patamar elevado de desconfiança, mas há saldo positivo para a imprensa (54% confiam x 44% não). Num ambiente de redes onde 57% dizem não confiar, a imprensa segue funcionando como âncora de verificação – porém sob fogo cruzado de narrativas polarizadas. O recado é duplo: há espaço para fortalecer transparência editorial e educação midiática, mas também para valorizar o jornalismo profissional como antídoto à desinformação”, avalia Felipe Nunes.

Já o Congresso Nacional registrou mais desconfiança do que confiança. No Legislativo são 52% que não confiam contra 45% que confiam.

Partidos políticos com menos confiança do que juíz de futebol

Na visão dos brasileiros, os partidos políticos são as instituições menos confiáveis do país e ficam atrás até dos juízes de futebol. Segundo a Genial/Quaest, 63% da população não confia nas siglas, contra 36%. Por outro lado, 52% desconfiam dos árbitros de futebol e 43% confiam.

Na base do ranking estão as redes sociais. Apenas 41% dos brasileiros dizem confiar nos conteúdos vinculados nestas plataformas, enquanto 57% não confiam, resultando em saldo de -16 pontos.

A pesquisa entrevistou 12.150 pessoas entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!