Pular para o conteúdo principal

Mais de 2,4 mil Municípios já aderiram ao convênio da NFS-e padrão nacional; CNM alerta sobre prazo


Mais de 2.407 Municípios já formalizaram a adesão ao Convênio da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) Padrão Nacional, o que representa cerca de 43% do total de Municípios brasileiros. A partir de 1º de janeiro de 2026, a emissão do documento no modelo padrão nacional será obrigatória para todos os Municípios e pode trazer impactos significativos aos que deixarem de realizar o procedimento depois do prazo. 

Por conta disso, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) tem concentrado todos os esforços de mobilização e capacitação promovidos pela entidade municipalista nos últimos meses. A Confederação reforça a orientação aos gestores sobre a necessidade de realizar esse procedimento por meio de lives, bate-papos e eventos, como o Conexão CNM, workshops, palestras técnicas e materiais explicativos. 

Em todas as formas de comunicação, a CNM tem reforçado a importância da adesão ao modelo nacional. O Convênio da NFS-e Padrão Nacional tem como objetivo padronizar e simplificar o processo de emissão de notas fiscais de serviços em todo o país. Com a adesão, os Municípios passam a contar com benefícios como:

•    mais eficiência na arrecadação e no controle das informações fiscais;
•    redução de custos operacionais com sistemas próprios;
•    integração com a Receita Federal do Brasil (RFB) e outros órgãos, ampliando a transparência;
•    facilidade para os contribuintes, que poderão emitir a NFS-e de forma unificada, evitando duplicidade de sistemas e procedimentos.

Adesão dentro do prazo 
A Confederação alerta aos gestores para que não percam o prazo. A adesão antecipada permite uma transição mais tranquila, garantindo tempo para ajustes nos sistemas internos, treinamento de equipes e integração adequada com a plataforma nacional. 

Materiais de apoio
Os Municípios que ainda não aderiram podem acessar todas as orientações necessárias no Portal da NFS-e Nacional, além de consultar os manuais e conteúdos técnicos disponibilizados pela CNM. Acesse os materiais:

    Manuais da NFS-e Padrão Nacional

Vale lembrar que o padrão nacional da NFS-e não limita a autonomia do Município em escolher qual emissor utilizar porque essa definição é parte do seu planejamento. Ele deve garantir que a emissão do documento fiscal tenha os campos obrigatórios das informações que serão compartilhadas com o Ambiente de Dados Nacional (ADN), ferramenta obrigatória durante a adesão.

Dessa forma, os Municípios podem durante a parametrização optar entre utilizar o Emissor Nacional ou permanecer emitindo por meio do seu emissor próprio, compartilhando e recepcionando informações pela Interface de Programação de Aplicações (API). 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.