Pular para o conteúdo principal

Lara Cavalcanti repudia o que chamou de fala de cunho racista proferida por uma liderança política da região

Conhecida por sua imponência Lara Cavalcanti que disputou a prefeitura de Petrolina em 2024 e que certamente tentará uma vaga na Assembleia Legislativa do estado nas eleições do próximo ano, publicou vídeo criticando a expressão Boca Preta, que segundo ela foi proferida por um político da região por entender que a expressão caracteriza uma fala de cunho racista. 

A expressão que Lara repudiou por entender que é de cunho racista é a mesma que já foi e ainda é bastante usada em campanhas políticas da cidade de Afrânio por mencionar o lado oposto ao governo atual que é conhecido como o lado dos Bocas Pretas. 

Pois bem, Boca Preta é uma expressão muito conhecida em Afrânio desde as eleições de 1996, ano em que o ex-prefeito Cláudio Galindo In memoriam foi eleito pelo então partido de oposição que vinha de um jejum de aproximadamente 40 anos de pêa nas urnas, eleição essa que por sinal foi bastante criticada na época por causa da grande quantidade de títulos de eleitores cancelados sob a alegação de que os eleitores eram dos vizinhos estados do Piauí e da Bahia. No entanto, após a abertura das urnas um grande sentimento de revolta foi gerado no lado que estava no poder porque o então candidato do partido que perdeu o pleito por uma diferença de apenas 300 e poucos votos teve vários eleitores impedidos de exercer o direito de cidadania mesmo sendo do município e não de outros estados como havia sido anteriormente alegado.

Portanto, com a euforia da vitória do partido de oposição na época, para muitos, "suspeita", e tendo sido uma das campanhas mais acirradas de Afrânio, as trocas de farpas pelos eleitores e partidários durante os comícios, reuniões e carreatas polarizaram a campanha intitulando o lado que estava no poder de Boca Preta e o lado da oposição de Serrote, como são conhecidos até hoje.

No entanto, a expressão Boca preta ganhou destaque de novo  recentemente porque no entendimento de Lara Cavalcanti é uma expressão de cunho racista e como tal não deve ser proferida. O detalhe curioso que a nossa reportagem observa nessa matéria é que por ironia do destino ou coincidência mesmo, o partido de oposição que apelidava o então partido de situação de Boca Preta em Afrânio, tinha na composição majoritária parentes próximos de Lara, o que nos leva a questionar o seguinte. E se a imponente Lara Cavalcanti na época já fosse uma militante política como é hoje, qual seria a sua postura, criticaria o partido de seus familiares por achar a expressão Boca Preta uma fala de cunho racista ou esse entendimento da pré-candidata é um entendimento atual devido às campanhas contra o racismo terem ganhado protagonismo nos últimos anos?

Enfim, concluo perguntando aos leitores do blog. A expressão Boca Preta é ou não é uma expressão de cunho racista?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.