Pular para o conteúdo principal

STF rejeita alegações das defesas e suspende sessão, Bolsonaro pode virar réu na próxima sessão

 


A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federa (STF) rejeitou toso os cinco pedidos preliminares das defesas dos acusados de planejar um golpe de Estado em julgamento iniciado nesta terça-feira, 25. Entre os denunciados estão o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados.

Os recursos preliminares são pedidos das defesas sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República que podem alterar o rito de julgamento. Após a análise dos recursos a sessão foi suspensa e deve ser retomada às 9h30 desta quarta-feira, 25. Na sessão de quarta, os ministros deverão apresentar votos e decidir sobre a abertura de uma ação penal.

Pela manhã, o julgamento começou com a leitura do documento que lista as condutas de Bolsonaro e dos demais acusados. Moraes, relator do processo, afirmou que foram feitos ataques sucessivos e coordenados ao Estado Democrático de Direito.

Além disso, aconteceu a argumentação do procurador-geral da República, Paulo Gonet;
As defesas dos sete acusados e de Jair Bolsonaro. O advogado do ex-presidente afirmou que “não se achou absolutamente nada” contra o ex-presidente.

As defesas dos acusados fizeram cinco pedidos preliminares.

  • se o STF é a instância competente para apreciar o pedido;
  • se o julgamento deve ocorrer na Primeira Turma ou no plenário da Corte, com todos os 11 ministros;
  • a suspeição do relator, ministro Alexandre de Moraes;
  • possíveis elementos que podem anular o julgamento: como, ilegalidade na abertura da investigação, e as circunstâncias do recolhimento de provas;
  • nulidade do acordo de colaboração premiada de Mauro Cid;

Todos os recursos foram negados pela Primeira Turma do STF.

A única divergência entre os ministros ocorreu quando o Luiz Fux votar para transferir o julgamento para o Plenário completo da Corte. A Primeira Turma decidiu continuar o julgamento por 4×1.

“No meu modo de ver, se essa matéria fosse tão pacífica [competência da Primeira Turma], depois da mudança do regimento, dias atrás desse mês, 11 de março, eu votei na companhia de outros colegas e fiquei vencido. Por que? Ou estamos julgando pessoas que não exercem mais função pública, ou estamos julgando pessoas que têm essa prerrogativa e o lugar correto seria o plenário”, argumentou Fux em seu voto vencido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.