Pular para o conteúdo principal

Muito calor e pouca chuva para próximo trimestre, prevê Apac

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou a previsão climática para os meses de abril, maio e junho de 2025. O prognóstico indica temperaturas acima da média em todo o Estado e um acumulado de chuvas que varia entre normal e abaixo da média nas regiões do Agreste, Zona da Mata e Região Metropolitana do Recife.  


No Sertão, a situação é ainda mais crítica, com expectativa de precipitação abaixo da climatologia histórica. 

Os dados foram obtidos a partir da análise dos modelos numéricos de previsão climática, que consideram as condições dos oceanos Pacífico Equatorial e Atlântico Tropical, além de fatores atmosféricos globais.  

O estudo foi apresentado durante a Reunião de Análise e Previsão Climática para o Nordeste do Brasil, realizada por videoconferência nesta terça-feira (25), com participação dos Centros Estaduais de Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

Temperaturas elevadas e influência dos oceanos 

A meteorologista Edivânia Santos explicou que a tendência de calor acima da média está associada às condições do Oceano Pacífico e do Atlântico Tropical: 

"Temos duas variáveis importantes: o Pacífico e o Atlântico. O Pacífico está aquecendo devagar, mas o Atlântico aquece mais rápido e pode afetar as chuvas com mais rapidez. Esse monitoramento constante é essencial para entender como as condições podem mudar". 

Ela ressaltou que, apesar disso, as temperaturas devem continuar altas, com médias acima de 29°C e sensação térmica elevada no litoral e no Sertão. 

Chuvas irregulares e risco de eventos extremos 

Apesar da previsão de acumulado de chuvas abaixo da média, a meteorologista informou que isso não significa ausência total de precipitação. "Abril, maio e junho marcam o período mais chuvoso para o litoral e Agreste, enquanto no Sertão, abril já é o fim da estação chuvosa. Podemos ter dias de chuva intensa seguidos de longos períodos secos", explicou. 

Segundo a especialista, mesmo com o prognóstico de chuvas abaixo da média, eventos extremos não estão descartados. "Quando falamos em chuvas abaixo da média, estamos tratando da média total do período. Isso não impede que ocorram dias com chuvas fortes, que são causados por fenômenos atípicos", enfatizou. 

Fernando de Noronha 

A previsão para o arquipélago de Fernando de Noronha é diferente do restante do Estado. Nos primeiros meses do ano, a região já registrou chuvas acima da média, e a tendência é que essa condição se mantenha no trimestre.  

"Noronha segue um comportamento distinto. Enquanto o Estado apresenta chuvas abaixo ou dentro da média, o arquipélago se manterá acima da climatologia", pontuou a meteorologista. 

Resumo dos valores médios de precipitação 

A tabela abaixo apresenta a média de chuvas esperadas para cada região de Pernambuco nos próximos meses: 

  • Metropolitana do Recife  
Abril: 269,2 (mm) Maio: 294,3 (mm) Junho: 337,6 (mm) 

  • Zona da Mata  
Abril:159,6 (mm) Maio: 188,5 (mm) Junho: 224,6 (mm) 

  • Agreste  
Abril: 103,0 (mm) Maio: 104,7 (mm) Junho: 115,3 (mm) 

  • Sertão  
Abril: 99,2 (mm) Maio: 52,8 (mm) Junho: 35,3 (mm) 

  • Fernando de Noronha  
Abril: 290,3 (mm) Maio: 206,2 (mm) Junho: 205,8 (mm)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.