A comunicação social de qualidade é a capacidade de transmitir informações de forma clara, precisa e eficiente. Já a comunicação sem qualidade pode ser ineficaz, redundante ou desinformativa.
A comunicação social tradicional é a comunicação que acontece por meio de canais que surgiram antes da era digital, como a televisão, o rádio, os jornais e as revistas.
A comunicação social moderna é uma área em constante evolução, que se adapta às novas tecnologias e às mudanças de comportamento do público. Ela se caracteriza por ser integrada, dinâmica e colaborativa.
Meios de comunicação em massa ou social: são aquelas ferramentas utilizadas para estabelecer a comunicação e a troca de informações com uma vasta quantidade de pessoas, até mesmo populações inteiras. Os principais exemplos são: rádio, televisão, jornal, revista e internet.
Comunicadores experientes são pessoas que têm habilidades de comunicação desenvolvidas, como a capacidade de ouvir, expressar opiniões, convencer e explicar ideias complexas.
Um bom comunicador social deve ter várias características, como:
Pensamento crítico: Analisar informações de forma crítica e avaliar a veracidade das fontes
Empatia: Saber ouvir com empatia e estabelecer conexões autênticas com os outros
Flexibilidade: Ter uma mente aberta e um comportamento flexível
Adaptabilidade: Saber adaptar a mensagem conforme quem ouve
Confiança: Transmitir confiança através do contato visual e de um tom mais firme, mesmo que amigável
Clareza: Transmitir ideias e mensagens com clareza e objetividade
Concisão: Priorizar as informações mais relevantes
Escuta ativa: Absorver o que os outros dizem para chegar a respostas adequadas
Capacidade persuasiva: Convencer e impactar os outros
Além disso, um bom comunicador social deve:
Ser atualizado e bem informado
Ser ágil e estar atento a tendências e mudanças
Ser curioso
Ter boa comunicação verbal e escrita
Ter noção do gosto do ouvinte, leitor, espectador ou telespectador
Ter um vocabulário variado
Ser capaz de contar histórias que inspiram, educam e envolvem o público e gostar da tecnologia.
Comunicação de qualidade não significa falar muito, falar de experiências caseiras e nem muito menos uma repetição de bestealogias que em nada interessa ao público. Lembre-se: uma fonte sem água não mata a sede de ninguém.
Comentários
Postar um comentário