Pular para o conteúdo principal

Piauí se consolida como potência na apicultura com o apoio do Governo do Estado e a dedicação dos produtores


O Piauí vem se consolidando como um dos maiores polos de produção de mel do Brasil. As condições climáticas da região, com suas floradas exuberantes, são ideais para as abelhas que produzem um mel puro, com sabor e textura diferenciados. O trabalho de pequenos produtores, como Adailton Santos, tem transformado a apicultura no estado, não só como uma atividade econômica, mas como um verdadeiro motor de desenvolvimento social e econômico para diversas comunidades rurais.

Ele destaca a importância do apoio técnico e da qualificação dos produtores para o sucesso da apicultura na região. “Já faz praticamente 15 a 20 anos que eu trabalho com a apicultura aqui no Lago do Sítio. Eu sou um dos pioneiros e, ao longo desse tempo, o que mais tem agregado valor à minha produção foi o suporte da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada). Com a assistência técnica, consegui melhorar o manejo das colmeias, até aprender a desenvolver rainhas, o que antes era um conhecimento distante. Isso fez uma grande diferença na nossa qualidade de vida e na nossa produção”, disse Adailton Santos.

O extensionista da Sada, Moura, que atua diretamente na região de Lagoa do Sítio, explica como o trabalho da Sada tem impactado positivamente a vida dos apicultores locais. “A extensão rural tem sido crucial para os pequenos agricultores, especialmente na apicultura. Desde 2016, temos trabalhado intensamente com novos conhecimentos e tecnologias, oferecendo todo o suporte necessário para que os apicultores possam melhorar a qualidade do mel e aumentar sua produção. A agricultura familiar, que é a base da nossa economia, tem recebido uma atenção especial da Sada, com serviços de assistência técnica que fazem toda a diferença para os produtores”, afirma o técnico.

Um dos segredos para o sucesso do mel produzido no Piauí está na preservação das floradas locais, que garantem uma qualidade superior ao produto. O angico-de-bezerro, uma árvore nativa da região, é um exemplo de florada que favorece a produção de mel de excelente qualidade.  “Árvore angico-de-bezerro produz uma florada abundante, especialmente durante a estação seca. Essa característica da nossa região é uma grande vantagem para a produção de mel, que se distingue pela sua textura e sabor único. Além disso, temos outras árvores como o marmeleiro e o caneleiro, que também contribuem para essa qualidade diferenciada”, explica Moura.

Com esse suporte técnico e a dedicação dos apicultores, o Piauí vem ganhando destaque no mercado nacional e internacional. Grande parte do mel produzido no estado é exportada para países como os Estados Unidos e da Europa, que reconhecem a pureza e a qualidade do mel piauiense. A preservação das floradas nativas e a adoção de boas práticas de manejo garantem que o Piauí continue firme no caminho para se tornar o maior produtor de mel do Brasil.

“Com a ajuda da Sada e a força de trabalho dos nossos apicultores, podemos afirmar que o futuro da apicultura no Piauí é promissor”, conclui o secretário da Defesa Agropecuária, Fábio Abreu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.