Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro réu: cientistas políticos avaliam desdobramentos

 

A decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quarta-feira (26), que tornou réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete pessoas por tentativa de golpe de Estado, deve impactar e repercutir em todos os espectros da política brasileira.

Com a aceitação da denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR), Bolsonaro e os demais denunciados responderão a um processo penal que poderá resultar em condenações e prisões. 

Cientistas políticos consultados pela Folha de Pernambuco avaliaram os desdobramentos deste julgamento para os campos da direita e da esquerda, a pouco mais de um ano para as eleições presidenciais, em pleito que também renovará o Senado  - visto pela oposição como um contraponto institucional ao atual protagonismo político do ministro Alexandre de Moraes e do STF.

Polarização


“Em um campo em que já existe uma grande polarização enraizada - há processos políticos muito arraigados - é preciso que algum fato político tenha uma força muito grande para poder causar algum tipo de desequilíbrio ou de mudança de perspectiva dos cenários e das conjunturas”, comenta a cientista política Priscila Lapa. “No caso específico desse julgamento de uma das maiores lideranças dentro desse tabuleiro político tão polarizado, responder e se torna réu no processo, junto com um conjunto de integrantes que não necessariamente fazem parte do grupo político dele, mas que são atores e de outras instituições que tem muito a ver com os pilares do bolsonarismo, isso é um fato com força política suficiente para provocar mudanças no cenário e impactar a conjuntura da eleição”, avalia Priscila.


Já o cientista político Rudá Ricci avalia maior repercussão no campo bolsonarista. “O impacto maior nesse momento é no campo do bolsonarismo, não exatamente na direita, mas na extrema direita. Porque a expectativa que se tem entre nós analistas políticos é que, a partir dele se transformar réu e ser acatada a denúncia pelo STF, tanto o próprio Jair Bolsonaro como o núcleo mais próximo, inclusive de governadores, nós imaginamos uma reação muito forte do ponto de vista público”. 

Narrativas
Outro fator importante, argumentam, é a percepção dos brasileiros sobre o julgamento, que pode mudar de acordo com a interpretação dos fatos, e entre os que enxergam ou não um maior ativismo do STF. “Há essa narrativa de que o processo é mais político do que jurídico, que não tem fundamentação, esse lado e da vitimização, de torná-lo um mártir, alguém que está sofrendo um processo em um movimento muito semelhante ao que a gente já viu acontecer no Brasil, no com o ex-presidente Lula”, argumenta a cientista política. 

“Da mesma forma, no campo político da esquerda, o que a gente tem observado, é a militância mais aguerrida ao anti-Bolsonaro. Existe até um clima de comemoração desse revés, como se fosse um revés político na mesma proporção daquilo que aconteceu no passado com Lula, mas o que eu observo é que do outro lado existe uma certa cautela - o próprio Lula tem sido muito discreto nisso tudo - porque, afinal de contas, o principal fiel da balança desse processo todo que é o STF e ele tem provocado também percepções controversas”, pontuou Priscila.

“Bolsonaro, já convocou mais um ato público para abril. Ações de massa, de excitação da base eleitoral e social são a única maneira do bolsonarismo criar algum tipo de intimidação ao STF. Criar uma onda para que se consiga, na eleição do ano que vem, coesionar o eleitorado bolsonarista para eleger o máximo de nomes possíveis para o Congresso Nacional, sobretudo para o Senado”, avalia Rudá.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.