Pular para o conteúdo principal

Falta de cultura constitucional impede brasileiros de acessarem seus direitos, afirma especialista

 

O dia 25 de março é o dia da  Constituição Brasileira e ela reafirma seu papel como pilar dos direitos fundamentais no Brasil. O texto assegura saúde, educação e trabalho, mas a realidade no país ainda está bem longe de garantir que todos os cidadãos usufruam desses benefícios. Para o professor de Direito da Universidade Federal da Bahia e subprocurador Geral do Trabalho, Manoel Jorge, o principal problema é a falta de cultura constitucional, que impede a população de reconhecer e exigir seus direitos.

A ausência de uma educação de qualidade para toda a população dificulta o entendimento sobre a importância da Constituição. "Sem conhecimento, as pessoas não têm consciência dos direitos que possuem, deixando de cobrar sua aplicação", afirma Manoel Jorge. Para ele, a solução é o investimento em educação e o fortalecimento das instituições.

Além disso, essa carência de ensinamento básico constitucional, também faz com que problemas como corrupção desenfreada, falta de respeito aos direitos garantidos na constituição, a ausência de respeito à coisa pública e a falta de espírito público sejam perpetuados e virem uma espécie de cultura social negativa.

Diante de debates sobre possíveis mudanças no texto constitucional, o especialista ressalta que a Constituição brasileira já é uma das mais avançadas do mundo. "Não precisamos de alterações, mas sim de sua efetivação. Os direitos já existem, o que falta é compromisso do poder público e engajamento da sociedade", defende.

Para que os direitos constitucionais sejam efetivados, a população também precisa participar de forma ativa. Além de cobrar das autoridades, o cidadão precisa se conscientizar de que a Constituição é um instrumento de transformação social. "Quando os indivíduos compreendem seus direitos e deveres, há um fortalecimento da democracia e um avanço na garantia da cidadania plena", pontua Manoel Jorge.

Para garantir a cidadania plena, o Brasil precisa transformar direitos garantidos em direitos efetivos. Isso significa fortalecer o ensino público e conscientizar verdadeiramente a população sobre sua Constituição.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!