Pular para o conteúdo principal

Alexandre de Moraes vota para tornar Bolsonaro réu pelos ataques do 8 de janeiro

"Nenhuma bíblia foi vista nesse momento, apenas violência e agressões". Essas foram as palavras do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que votou a favor de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete indiciados como réus por tentativa de golpe de Estado nos ataques do dia 8 de janeiro.

O caso está sendo analisado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) desde a última terça-feira (25). Moraes é o relator da ação que analisa, nesta quarta-feira (26), se os acusados vão ser processados pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

É importante lembrarmos do viés de positividade, que é o esquecimento das notícias ruins. É uma autoproteção. O dia 8 de janeiro de 2023 foi um notícia péssima para democracia e todos os brasileiros que acreditam em uma país melhor. Esse viés de positividade faz com que relativizemos e esquecamos que não houve um domingo no parque [no dia 8 de Janeiro]. Não foi um passeio no parque. Ninguém que estava lá, estava passeando", afirmou o ministro que destacou haver elementos para receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra todos os acusados na íntegra.

Em seu voto, Moraes destacou que a materialidade dos crimes está comprovada e, em seguida, pediu para que as imagens das ações golpistas fossem reproduzidas. O ministro reafirmou que "não há nenhuma dúvida da exposição clara e compreensiva de crime, da mesma forma que está presente a justa causa para instauração da ação penal".

Nenhuma bíblia foi vista nesse momento. Não havia batom, apenas violência e agressões. Diversos policiais ficaram feridos. Eles foram agredidos covardemente. Se isso não é violência, eu não sei o que é. Não há nenhuma dúvida [dos crimes]", afirmou o magistrado.

Moraes ainda leu a denúncia contra Bolsonaro e os outros acusados (veja relação completa abaixo) que cita a o conhecimento do ex-presidente a respeito da minuta do golpe, além do atentado contra a Justiça Eleitoral e à lisura das urnas eletrônicas, inclusive, antes mesmo das eleições de 2022.

Em 2021, o denunciado atacou as urnas eletrônicas sem nenhum fundamento e sem apresentar nenhum elemento concreto. A partir da live, se viralizou com as milícias digitais e com o gabinete do ódio [...] que preparavam notícias falsas. Por conta disso, as urnas eletrônicas, o STF e o TSE começaram a ser atacados. Além disso, o denunciado Jair Messias Bolsonaro incitou publicamente a intervenção das forças armadas", afirmou Moares.

Apesar do discurso forte, Alexandre de Moraes reiterou que, nesta fase, não se debate o mérito e a autoria — ou seja, a eventual culpa de cada um, apenas a admissibilidade do caso e conversão dos acusados em réus.

Com o parecer do relator Moraes, ainda restam os votos dos ministros Cristiano Zanin (Presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. As penas somadas passam de 30 anos de prisão. Além de Bolsonaro, outros sete aliados são alvos da ação. São eles:

  • Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • General Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
  • Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Acompanhe a sessão:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...