Pular para o conteúdo principal

Alexandre de Moraes vota para tornar Bolsonaro réu pelos ataques do 8 de janeiro

"Nenhuma bíblia foi vista nesse momento, apenas violência e agressões". Essas foram as palavras do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que votou a favor de tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete indiciados como réus por tentativa de golpe de Estado nos ataques do dia 8 de janeiro.

O caso está sendo analisado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) desde a última terça-feira (25). Moraes é o relator da ação que analisa, nesta quarta-feira (26), se os acusados vão ser processados pelos crimes de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

É importante lembrarmos do viés de positividade, que é o esquecimento das notícias ruins. É uma autoproteção. O dia 8 de janeiro de 2023 foi um notícia péssima para democracia e todos os brasileiros que acreditam em uma país melhor. Esse viés de positividade faz com que relativizemos e esquecamos que não houve um domingo no parque [no dia 8 de Janeiro]. Não foi um passeio no parque. Ninguém que estava lá, estava passeando", afirmou o ministro que destacou haver elementos para receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra todos os acusados na íntegra.

Em seu voto, Moraes destacou que a materialidade dos crimes está comprovada e, em seguida, pediu para que as imagens das ações golpistas fossem reproduzidas. O ministro reafirmou que "não há nenhuma dúvida da exposição clara e compreensiva de crime, da mesma forma que está presente a justa causa para instauração da ação penal".

Nenhuma bíblia foi vista nesse momento. Não havia batom, apenas violência e agressões. Diversos policiais ficaram feridos. Eles foram agredidos covardemente. Se isso não é violência, eu não sei o que é. Não há nenhuma dúvida [dos crimes]", afirmou o magistrado.

Moraes ainda leu a denúncia contra Bolsonaro e os outros acusados (veja relação completa abaixo) que cita a o conhecimento do ex-presidente a respeito da minuta do golpe, além do atentado contra a Justiça Eleitoral e à lisura das urnas eletrônicas, inclusive, antes mesmo das eleições de 2022.

Em 2021, o denunciado atacou as urnas eletrônicas sem nenhum fundamento e sem apresentar nenhum elemento concreto. A partir da live, se viralizou com as milícias digitais e com o gabinete do ódio [...] que preparavam notícias falsas. Por conta disso, as urnas eletrônicas, o STF e o TSE começaram a ser atacados. Além disso, o denunciado Jair Messias Bolsonaro incitou publicamente a intervenção das forças armadas", afirmou Moares.

Apesar do discurso forte, Alexandre de Moraes reiterou que, nesta fase, não se debate o mérito e a autoria — ou seja, a eventual culpa de cada um, apenas a admissibilidade do caso e conversão dos acusados em réus.

Com o parecer do relator Moraes, ainda restam os votos dos ministros Cristiano Zanin (Presidente), Cármen Lúcia, Luiz Fux e Flávio Dino. As penas somadas passam de 30 anos de prisão. Além de Bolsonaro, outros sete aliados são alvos da ação. São eles:

  • Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);
  • Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil;
  • Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
  • General Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;
  • Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;
  • Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e
  • Walter Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.

Acompanhe a sessão:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!

Cantor João Gomes emociona público de Afrânio ao contar no palco sua história com a cidade, com a tia Preta e com a música.

Afrânio - PE, se emociona com a relação forte que o cantor tem com a cidade e com o seu povo. História contada por ele mesmo no palco! Era para ser só mais um show do menino simples que o Brasil o abraçou instantaneamente, mudando-o repentinamente da condição de expectador para a de estrela, que, com simplicidade surgiu para a música, estar se mantendo nela e pelo que pareceu no show de AFRÂNIO PE, no sertão do São Francisco, irá permanecer por muito tempo nessa "vibe" humilde e agradável aos olhos do público que o projetou e que adora continuar lhe dando sustentação . O glamour da abertura do seu show já evidencia a mudança de paradigma do ex-João Gomes sem notoriedade alguma, sequer regional, quanto mais nacional. O profissionalismo de sua produção mostra por si só como na vida do João o tempo andou mexendo com ele e com sua gente, o transformando de uma hora para outra na celebridade que hoje naturalmente é. De repente no show, João pede pausa para contar de sua primeira ...

01 de maio: Feliz dia do trabalhador

  Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.  Feliz Dia do Trabalhador para todos que estão empregados e para aqueles que, mesmo com vontade de trabalhar, infelizmente ainda não conseguiram emprego. Apesar das adversidades, que essa data seja celebrada com alegria e esperança sempre, afinal, são os trabalhadores que sustentam esse país.