Pular para o conteúdo principal

Bolsonaro pode ser preso? Entenda o que acontece com ex-presidente após virar réu

 

 (Rosinei Coutinho/STF)
Rosinei Coutinho/STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro é réu, acusado de envolvimento na trama golpista. A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, receber a denúncia da Procuradoria-Geral da República que aponta oito pessoas, incluindo Bolsonaro, de comandar a tentativa de golpe em 2022 – o chamado “núcleo crucial”. O julgamento foi o marco inicial de uma ação penal, que pode resultar em condenação.

Com a denúncia aceita pelo STF, os próximos passos são a produção de provas, a perícia de documentos, a escuta das partes, peritos e testemunhas, e contestações por parte das defesas dos acusados, que podem pedir a anulação de determinadas provas. Essa etapa de instrução não possui prazo para acontecer.

Apresentadas as provas e argumentos, a Primeira Turma do STF deve decidir se condena ou absolve os oito réus. É apenas no caso de uma condenação, ao final do trâmite, que Bolsonaro pode ser preso.

A prisão poderia ser decretada preventivamente – ou seja, antes do final do processo – caso a Justiça considere que o ex-presidente representa riscos para a investigação ou à sociedade. O ex-ministro da Defesa, General Braga Netto, está preso desde o ano passado por interferir no andamento do processo.

Se for decidida a condenação, o STF deve estabelecer, também, a pena dos envolvidos para cada crime imputado. Todos os oito réus são acusados de cinco crimes: tentativa de abolição violenta do estado democrático de direito, golpe de Estado, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça, e deterioração de patrimônio tombado.

Como o caso será julgado pela Primeira Turma do STF, composta apenas por cinco dos 11 ministros, Bolsonaro pode recorrer ao plenário no caso de uma condenação.

Núcleo Crucial

A Procuradoria-Geral da República separou as denúncias em cinco partes e quatro núcleos, divididos pelas funções que teriam desempenhado na tentativa de manter Bolsonaro no poder em 2022.

O “núcleo crucial”, como é conhecido o principal grupamento de acusados, é composto pelos apontados como líderes da trama golpista. São eles:

  • Jair Bolsonaro, ex-presidente da República;
  • Walter Braga Netto, general de Exército, ex-ministro e vice de Bolsonaro na chapa das eleições de 2022;
  • General Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional;
  • Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência - Abin;
  • Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de segurança do Distrito Federal;
  • Almir Garnier, ex-comandante da Marinha;
  • Paulo Sérgio Nogueira, general do Exército e ex-ministro da Defesa;
  • Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grave acidente próximo a Várzea Cumprida Afrânio deixa uma vítima fatal e vários feridos

  Um grave acidente na manhã deste domingo 05 de junho na estrada de Várzea Cumprida interior de Afrânio deixou um senhora de nome Ivaneide morta e mais 6 pessoas feridas. As informações dão conta de que a senhora Ivaneide ia na cabine de uma D-20 que era conduzida por seu filho que ao avistar uma cobra cascavel na estrada, foi tentar desviar da mesma e cometeu o sinistro. Dona Ivaneide que morreu no local era mãe do condutor do veículo e filha de uma senhora que desmaiou no local do acidente e estar entre as 03 pessoas que ficaram em estado grave, outras 03 ficaram feridas com escoriações mais leves. A D-20 ia do povoado de Descoberta Lagoa do Barro PI para a festa do divino em Cachoeira do Roberto Afrânio. As informações doram repassadas ao blog com a colaboração de Ianca que é sobrinha de uma das vítimas que estar em estado delicado no trauma em Petrolina. A pergunta que fica no ar é a seguinte: Se era apenas uma serpente venenosa, porque o motorista não passou por cima da mesma...

Mutirão do bem cai em campo a procura do senhor José Lício comerciante de Tiririca na Bahia e região que está sumido desde a última quarta feira 13 de abril

  Exaustos da espera silenciosa que perturba e apavora os familiares de seu José lício da Tiririca, município de Casa Nova na Bahia, um grupo de amigos, inclusive, policiais e representantes de comunidades em geral, percorreram várias estradas desde a Tiririca até a BR 407, passando por vários atalhos e estradas vicinais por onde seu Zé Licio costumava fazer o trajeto das vendas de suas confecções, porem sem resultado algum.  Essa m obilização coletiva para auxiliar a família nas buscas ao desaparecido mostra que ainda existe muita gente do bem nesse pedaço de chão chamado terra que se solidariza com a angústia e com a dor dos outros. Segundo o radialista Maurício  Reis da Web Rádio Alternativa de Casa nova, que também esteve na a ção  solidária desta terça feira em prol do encontro de Zé Lício, que morava na Tiririca que fica no município baiano, mas que era na verdade natural de Cachoeira do Roberto no município de Afrânio PE, foi uma turma boa que se esp...

Uma multidão comovida pela dor de uma partida inesperada

  A tarde de domingo 03 de abril de 2022 ficará na história para parentes e amigos de Roberto Carlos, ex- motorista do município de Afrânio que faleceu neste sábado 02, vítima de infarto no hospital do município aos 49 anos de idade. Um multidão com o coração dilacerado e comovida pela dor de uma partida inesperada, lotou as imediações do cemitério do Ponto Quente no sítio Araçá neste domingo 03 de abril por volta das 5h da tarde para se despedir de Roberto, numa demonstração de união, saudade e solidariedade em um dos momentos mais comoventes da história  das despedidas fúnebres daquela região . Confira!