O Ministério da Educação (MEC) anunciou a liberação de novas bolsas para o Programa Bolsa Permanência (PBP), que concede auxílio financeiro aos estudantes indígenas e quilombolas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, matriculados em Instituições Federais de Ensino Superior (IFESs). Foram anunciadas 5,6 mil bolsas PBP que serão disponibilizadas até o final de 2024.
Deste total, 2 mil serão destinadas aos estudantes que aguardam em cadastro reserva desde 2023 e outras 72 bolsas serão direcionadas aos estudantes cadastrados este ano, em IFESs que não possuem cadastros anteriores. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu 19 bolsas e os estudantes que compõem o cadastro reserva da Instituição já foram inseridos no sistema para receber esse auxílio.
A Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) realizou seleção para formação de cadastro reserva para o PBP 2024 em abril. O resultado final da seleção foi divulgado em maio último. De acordo com o pró-reitor Clébio Pereira Ferreira, os 19 estudantes contemplados com essas primeiras bolsas deverão começar a receber o recurso a partir de agosto. “Acreditamos que novas bolsas serão liberadas às universidades à medida que as vagas forem sendo preenchidas e até o final de julho todas as bolsas anunciadas agora pelo MEC deverão ser concedidas”, disse. Ferreira informa que as demais bolsas anunciadas agora serão liberadas ao longo do ano, mas o quantitativo total de bolsas para cada universidade ainda não foi divulgado.
Calendário
O calendário de inscrições para o PBP é de fluxo contínuo, o que significa que os estudantes indígenas e quilombolas podem se inscrever para participar do programa até 31 de dezembro de 2024. Os interessados devem realizar as inscrições no Sistema de Bolsa Permanência (SISBP) do MEC. O pró-reitor lembra que o MEC recomenda a prioridade para a concessão das bolsas PBP aos discentes que preencham os seguintes requisitos: aqueles com menor tempo restante para integralização do curso, estudantes em situação de parentalidade, pessoas com deficiência e estudantes matriculados em cursos de licenciaturas interculturais para a formação de professores.
Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações sobre o Programa Bolsa Permanência (PBP), os interessados devem entrar em contato com a Proae pelo e-mail proae@univasf.edu.br
Comentários
Postar um comentário