Pular para o conteúdo principal

TCE encontra “graves irregularidades” e suspende contratações em duas cidades do Piauí

 

Foto: Divulgação/TCE-PI

Tribunal de Contas do Piauí suspendeu dois processos para a contratação de servidores nas cidades de Campo Maior e São Francisco do Piauí. De acordo com a corte de contas, “graves irregularidades” e fraude contra a lei de responsabilidade fiscal foram detectadas nas cidades. Os dois processos seletivos simplificados foram suspensos imediatamente.

De acordo com o TCE, o órgão determinou a imediata suspensão da Prefeitura de Campo Maior, de nº 03/2024. A suspensão foi por meio de decisão monocrática da conselheira Rejane Dias, registrada no Processo TC nº 007337/2024, até a recondução da despesa com pessoal a patamar que permita a admissão de servidores como exigido na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Já o segundo, registrado no Processo TC nº 005793/2024, de relatoria da conselheira Waltânia Alvarenga, tem como relator substituto o conselheiro substituto Jackson Veras. O documento suspende, imediatamente, o processo seletivo simplificado nº 01/2024, acolhendo o relatório apresentado pela unidade técnica, que apontou a existência de graves irregularidades, como a ausência de lei local e específica, disciplinando as hipóteses de contratação temporária por excepcional interesse público. Além disso, o edital apresentou falhas que comprometem a lisura e a isonomia do certame, bem como não foram informados os atos relativos à primeira fase do certame junto ao sistema RHWeb.

A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com o objetivo de prevenir e corrigir desvios que possam afetar o equilíbrio das contas públicas.

A LRF define metas fiscais trienais para cada ente federativo, estabelecendo limites para o déficit primário (diferença entre receitas e despesas primárias) e para a dívida pública (percentual da receita líquida). Essas metas funcionam como um roteiro para uma gestão fiscal responsável, orientando a alocação eficiente dos recursos públicos.

Com informações Ascom TCE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Funcionário de uma espresa de internet em Afrânio cai de uma determinada altura após sofrer uma descarga elétrica

Um funcionário da interage provedor de internet passou por um susto grande nesta segunda feira 28 de outubro no bairro Zé Ramos em Afrânio PE. Rodrigo estava iniciando o procedimento de instalação de internet em uma residência no bairro José Ramos na cidade de Afrânio, como costumeiramente sempre fez, no entanto o que ele não esperava era sofrer uma descarga elétrica enquanto ainda subia sem colocar o cinto por uma escada para iniciar o procedimento padrão.  Segundo informações de populares o funcionário da Interage quando recebeu o choque ficou um pouco preso a corrente elétrica e em seguida ao ser arremessado caiu de pé na calçada de uma residência tomando um baita de um susto. Em seguida Rodrigo foi conduzido para o hospital da cidade em uma ambulância do município para ser submetido a análise médica com o objetivo de identificar possíveis danos causados tanto pela descarga elétrica quanto pela queda, já que por ter caìdo em pé de uma determinada altura poderia ter fraturado um dos

Motocicleta é encontrada em estado de abandono ao lado da BR 407 nas imediações do sítio Cangalho Afrânio

  Na manhã de quarta feira 12 de junho, uma motocicleta foi encontrada após ter sido abandonada ao lado da BR 407 próximo ao sítio Cangalho Afrânio PE.  Populares acionaram a polícia que foi até o local verificar a veracidade da informação. A motocicleta que aparentemente foi abondonada era uma honda CG 125/ks, cor preta, ano 2011, da cidade de Remanso na Bahia e tinha restrição de roubo, segundo a polícia. Nesta quarta 12 de junho pela manhã em um programa de rádio de grande audiência em Afranio e região um cidadão participou pedindo a polícia que efetuasse rondas ostensivas em uma estrada próxima ao povoado de Barra das Melancias pois a incindência de casos estava deixando os moradores da localidade apavorados com essa onda de assaltos a motos.  

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeitando até  mesmo  o santo  padroeiro da  cidade.