Pular para o conteúdo principal

Stalking: homem é preso por perseguir ex-mulher nas redes sociais e fazer ameaças de morte em Pernambuco

 


Um homem de 28 anos, que não teve o nome divulgado, foi preso em Sairé, no Agreste de Pernambuco, por descumprir, virtualmente, uma medida protetiva, após perseguir e ameaçar de morte a ex-mulher, pelas redes sociais. A captura dele aconteceu na última quinta-feira (20), enquanto estava hospedado em um chalé.

A ação envolveu investigação cibernética qualificada, com suporte do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), que repassou todos os detalhes do caso, em coletiva de imprensa, nesta quarta-feira (26).

Segundo a polícia, os dois foram casados por três anos e se separaram no começo de 2024. O homem já cumpria medida protetiva contra a ex-companheira por causa de ameaças.

Em abril, o homem matou o cachorro da vítima com carne envenenada e ameaçou a ex-mulher, dizendo que ela seria a próxima vítima fatal dele.

A prisão preventiva do suspeito aconteceu no início de maio, mas chegou a ser solto ainda no fim daquele mês, sob uso de tornozeleira eletrônica.

Stalking: perseguição virtual

Desde então, o suspeito começou a perseguir a vítima pelas redes sociais, através de perfis falsos, tanto no Instagram quanto no WhatsApp, vinculando, inclusive, a imagem da mulher a uma garota de programa e plataformas de conteúdos pornográficos.

A partir daí, a vítima começou a sofrer crises de ansiedade e outros transtornos psicológicos.

Denúncia: No último dia 16 de junho, uma das contas falsas enviou uma mensagem para o perfil do Instagram da mulher, anunciando que ela iria morrer. Foi quando, de posse das informações, a mulher procurou a polícia, que iniciou as investigações cibernéticas e constatou, dias depois, que o perfil foi, de fato, criado pelo suspeito.

Mulher fechou comércio: Segundo a delegada especializada de Atendimento à Mulher, Yara Rodrigues, por causa de tudo o que aconteceu, a vítima teve que fechar provisoriamente a empresa da qual era proprietária, uma franquia de sorvete.

Ela procurou abrigamento na polícia, mas, ainda assim, mesmo isolada do convívio social, ainda recebia ameaças por parte do ex, que enviava motociclistas por aplicativo para amedrontá-la.

“Ele contratava esses motoqueiros de aplicativo. Corriqueitamente, os porteiros [de onde ela morava] diziam que apareciam alguns homens lá na frente perguntando por ela, para notificá-la que homens estavam atrás dela. A mulher ficou em situação de pânico. Ela deixou de ter vida para sobreviver de forma ansiosa e desesperadora”, comentou.

Ainda de acordo com Yara, isso motivou a representação de nova prisão preventiva por descumprimento de medida protetiva de urgência, invasão de dispositivos eletrônicos, maus-tratos contra o cachorro da vítima e stalking, que é a perseguição virtual à mulher.

Também foi feito pedido de busca e apreensão de dispositivos eletrônicos.

“Ela mostrou o conteúdo da ameaça, e a autoridade policial não pôde representar, de imediato, porque os perfis eram falsos. Tínhamos que ter provas de que se tratava do ex-companheiro da vítima. Fizemos uma investigação cibernética, tivemos todo um cuidado e, no curso da semana, nós tivemos respostas, de que era, sim, aquele homem que ameaçava a mulher”, explicou.

O homem aguarda a audiênia de custódia. A expectativa da delegada é de que o Ministério Público de Pernambuco denuncie o suspeito e que ele fique preso preventivamente por longo tempo.

Fonte: FolhaPE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Matéria para maiores de 18 anos: fazer sexo em via pública é crime

Casal é flagrado fazendo sexo oral em praça pública de Afrânio PE. F azer sexo em via pública é crime no Brasil, pois configura o crime de ato obsceno.  Ato obsceno é uma manifestação de cunho sexual praticada em local público ou aberto ao público, capaz de ofender o pudor médio da sociedade.  A pena para este crime pode ser de 3 meses a um ano de prisão.   Seria o fim da  vergonha geral?   Vídeo com casal  praticando  sexo  oral em plena praça  pública  no  centro  da cidade de Afrânio no sertão  sanfranciscano  gerou  revolta  na sociedade ordeira  e muitos  comentários  entres os  que gostam  de uma boa resenha.  Agora o que a turma  mais quer, é descobrir  quem eram os  meninos animados  que se  deliciavam  com bastante  goludice  em pleno banco  da  praça próximo a  igreja de São  João Batista  desrespeit...

Gefferson Cavalcanti chama de absurdo as prioridades da governadora de Pernambuco e de alguns de seus aliados em Afrânio e região

Gefferson Cavalcanti Atento as reais necessidades do povo sertanejo, o ex-secretário de Agricultura de Afrânio, Gefferson Cavalcanti, lamenta com tristeza a fatídica informação repassada pelo deputado estadual Abimael Santos  do PL,   s obre o envio de 3 milhões de reais  para um escola de samba do Rio de janeiro , feito pel a governadora de Pernambuco Raquel Lyra,  e nquanto as terras de Afrânio e região racham em uma das piores secas dos últimos tempos. E pergunta. Em que mundo estão, a governadora que mandou esse montante para o carnaval do Rio, e seu aliado aqui de Afrânio, que não tem água na sede e nem zona rural, que como a sua execelência, está preocupado neste momento é com o anúncio da EXPOLEITE  que ainda irá acontecer, se Deus permitir, no início do mês de agosto. Entretanto, o mais irônico de tudo é que a festa que irá acontecer só no segundo semestre deste ano, segundo a gestão atual, será realizada em benefício de quem daqui até lá terá que sabor...

Vereador Osvaldo Cavalcanti participa da inauguração do templo novo da Assembleia de Deus do sítio Araçá

Pr Almir, Pr Ailton Alves, Vereador Osvaldo Cavalcanti e Pr Antônio Alves O vereador de Afrânio Osvaldo Cavalcanti falou a nossa reportagem da alegria de rever velhos amigos e da satisfação de participar do culto e jantar de inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá. "Tive o prazer de participar da inauguração do novo templo da Assembleia de Deus do sítio Araçá na noite deste domingo 08 de dezembro, ao lado de amigos de longas datas como o presbítero Isidório Marçal e tantos outros. Além  de relembrar o empenho e dedicação de saudosos e inesquecíveis amigos das antigas como Bertolino doador do terreno para a construção do primeiro templo, Cristóvão Bolachinha, Zé Grigório e outros da comunidade que foram os pioneiros dessa bonita história de fé, não poderia esquecer do meu amigo Pedro Verona que foi o primeiro Pastor da Assembleia de Deus aqui de Afranio. Foi sem dúvida um momento muito lindo.  Também tive o prazer de cumprimentar o Pastor presidente o se...